Magoo News Publicidade 1200x90
23/05/2022 às 17h39min - Atualizada em 23/05/2022 às 17h39min

Festival da Cultura Tropeira movimenta Ipoema no fim de semana

Com gastronomia, arte, shows e o resgate da cultura local, o evento apresentou uma programação intensa de sexta-feira a domingo

PMI

A abertura oficial do 1º Festival da Cultura Tropeira em Ipoema aconteceu na sexta-feira (20) e contou com a presença de autoridades e do prefeito Marco Antônio Lage. Com uma programação variada e intensa o público presente pôde aproveitar o fim de semana com uma gastronomia local aprimorada, artesanato, apresentação das Lavadeiras de Ipoema, Estaladores de Chicotes e Trovadoras, além de shows. O primeiro a se apresentar foi o grupo Entre Cordas, Sopros, Batuques e Canções, formado por artistas locais. O destaque da noite ficou com o cantor, violeiro e compositor Pereira da Viola. O violeiro fez o público dançar na noite fria de sexta-feira com músicas do cancioneiro popular, com ciranda e moda de viola.

“Estou muito feliz em realizar este 1º Festival da Cultura Tropeira em Itabira. Uma festa para exaltar e resgatar as nossas tradições. É um momento muito importante para mostrar que o nosso distrito é rico em memórias e manifestações culturais. Serão nove dias com muitas atividades para todos os públicos e espero que o ipoemense e os visitantes aproveitem esses dias aqui em Ipoema”, ressaltou o prefeito Marco Antônio Lage, durante a abertura do festival, na praça Augusto Guerra, em Ipoema.

No sábado, a programação seguiu com grandes atrações como o show de Rondinele Viola e Glauciano; Bruno e Lucas e um Bailão Sertanejo, que reuniu artistas locais, com muita roda de viola e o melhor da música caipira e do sertanejo universitário. Um grande público compareceu ao Campo do Aliança para curtir as atrações e aproveitar as barraquinhas que disponibilizaram o melhor da culinária local, com o tradicional feijão tropeiro, caldos variados, churrasquinho, pastel caseiro e muito mais. A estimativa de público neste dia foi de mais de 2 mil pessoas.

O domingo foi marcado por atrações voltadas para o público infantil como contação de histórias com as Pipoquinhas, apresentação do grupo Sementinhas, além de DJ e show com músico Maurício Rocha. As atividades aconteceram na Praça Augusto Guerra.

De acordo com Carina Bismark, superintendente de Comércio e Turismo, o festival foi planejedo de forma criativa com a valorização da cultura tropeira para receber visitantes e a população local com uma programação diversa. “Recebemos muitos visitantes e turistas, além do ipoemense, nesses primeiros dias de festa. Vale destacar que este festival além de valorizar, divulgar e promover a cultura tropeira a intenção é realmente, reaquecer a retomada do turismo em Ipoema e Itabira. O importante é que tivemos uma festa com muita segurança e conforto e sempre valorizando o comércio, a produção cultural e os atrativos de Ipoema, Itabira e região. A minha avaliação é a mais positiva possível e seguimos a semana com mais atrações”, destaca Carina Bismark.

As atividades seguem nesta segunda-feira (23) com oficina Gastronomia Tropeira, com a Chef Ana Motta, que vai ensinar aos participantes o segredo da porchetta, um prato feito de carne de porco e muito apreciado pelos amantes da cozinha tropeira. Ainda na segunda, às 20h, acontece o projeto “Uma noite no Museu”, com exibição de filme para a comunidade e visitantes e visitação noturna.

O Festival da Cultura Tropeira vai até o dia 28 de maio, encerrando com o grande show de Renato Teixeira, no Campo do Aliança, com expectativa de público de cerca de 5 mil pessoas.

A programação completa está disponível no site: www.festivaldotropeiro.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp