Magoo News Publicidade 1200x90
11/04/2024 às 08h13min - Atualizada em 11/04/2024 às 08h13min

Facilita Trabalho forma mais 60 mulheres e chega a 209 treinadas e contratadas pelo programa

Política pública de geração de emprego e renda garante dignidade e independência financeira para mulheres em vulnerabilidade social

ASCOM
Facilita trabalho forma mais 60 mulheres e contrata outras 60 - Foto: Filipe Augusto

Mais de 60 mulheres beneficiárias da Moeda Social Eletrônica Facilita finalizaram, nesta quarta-feira (10), a última etapa do programa Facilita Trabalho. Elas receberam o certificado de conclusão dos cursos de Panificação e Auxiliar Ambiental, além das formações específicas em Auditoria Interna. Na oportunidade, outras 60 mulheres ingressaram no programa da Prefeitura de Itabira, executado pela Secretaria de Assistência Social a partir de um convênio com a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Itabira (APMII). 

Desde a sua criação, o Facilita Trabalho já capacitou mais de 200 mulheres. As beneficiárias foram contratadas com carteira assinada para trabalhar nas secretarias municipais, escolas, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e demais equipamentos públicos. As mulheres, que são usuárias dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e que recebem a moeda Facilita, trabalharam durante um ano e no contraturno realizaram a capacitação. 

O programa também contratou outras 60 mulheres - Foto: Filipe Augusto

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, participou da formatura e da cerimônia de boas-vindas às novas integrantes e anunciou que, além da parceria com a APMII, as mulheres do Facilita Trabalho agora também terão a oportunidade de fazer o curso de costura com o Instituto ITI. “Fico muito emocionado de estar aqui com vocês e, principalmente, de saber que são prova de que hoje Itabira é uma cidade melhor, mais justa e com oportunidades para quem mais precisa. Estamos trabalhando muito, não só na Assistência Social, mas também na Educação, Saúde, Esporte, Cultura…, para tornar a cidade cada vez melhor", afirmou Marco Antônio.

Aparecida Maria e formandas do Facilita Trabalho - Fotos Filipe AUGUSTO

Aparecida Maria, moradora do bairro Pedreira, formada no Facilita Trabalho, disse que está muito orgulhosa e agradecida por ter tido tal oportunidade. Ela, que mora com o filho, assinou a carteira de trabalho pela primeira vez no programa do governo municipal. “Acredito que agora as portas vão se abrir para mim e foram momentos de muita felicidade que vivi no Facilita Trabalho”, contou Aparecida. 

O mesmo sentimento de gratidão é compartilhado por Verônica Stefani, moradora do bairro Fênix, que acabou de ingressar no programa. “Nunca ninguém tinha feito algo assim pra gente. Estou há mais de oito anos sem conseguir emprego de carteira assinada. Além disso, o curso de panificação vai me dar a oportunidade de aprender e começar a fazer meus próprios bolos, doces e salgados”, destacou Verônica. 

De acordo com a secretária de Assistência Social, Nélia Cunha, a moeda social Facilita beneficia mais de 4 mil famílias, sendo que 3.557 famílias têm mulheres como responsável familiar. “O olhar desta gestão para a efetivação de políticas públicas específicas para as mulheres me deixa muito orgulhosa”, disse Nélia. 

Na solenidade, também esteve presente o vereador Bernardo Rosa e integrantes da Escola Livre de Música, coordenados pelo Maestro Marcelo Hautequest. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp