Magoo News Publicidade 1200x90
22/08/2023 às 16h36min - Atualizada em 22/08/2023 às 16h36min

Pela primeira vez na história distritos de Itabira recebem ambulâncias 4X4

Veículos totalmente equipados foram projetados para circular por locais de difícil acesso e atenderão cerca de seis mil pessoas na região rural de Itabira

Ascom

Para proporcionar ainda mais qualidade aos serviços de saúde pública prestados à população, a Prefeitura de Itabira adquiriu, com recursos próprios, novos veículos para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A grande novidade entre as aquisições são as três ambulâncias 4x4 para atender às comunidades dos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo e a zona rural de Itabira. Esta é uma conquista inédita: pela primeira vez, os moradores das localidades rurais, principalmente aquelas de difícil acesso, têm a garantia da prestação de assistência.

As ambulâncias 4x4 foram entregues aos distritos pelo prefeito Marco Antônio Lage, na tarde desta segunda-feira (21). Como já anunciado, uma das prioridades da gestão municipal é a aplicação de recursos financeiros na saúde pública. Assim, apenas nos últimos meses, Ipoema e Senhora do Carmo receberam investimentos importantes como, por exemplo, a reforma e reestruturação completa das unidades básicas de saúde (UBS) e a contratação de novos médicos para assegurar que não falte a assistência desses profissionais à população. 

É um sonho e uma necessidade. É um sonho porque, normalmente, a região rural e os distritos ficam sempre relegados ao segundo, ao terceiro plano. Sempre se investe lá na cidade e os investimentos mais significativos não chegam aqui. Nunca existiu uma ambulância 4x4 nos distritos. Essa é a primeira vez na história de Itabira que se investe nesse tipo de veículo de saúde. É um equipamento caro e completo, com instrumentos necessários para salvar vidas, confortável, para chegar em qualquer lugar e acessar qualquer paciente que precisa do socorro”, disse Marco Antônio Lage.

A secretária municipal de Saúde, Clarissa Santos Lages ressaltou a importância das ambulâncias 4x4 para os moradores das localidades rurais: “Esses veículos são projetados para gerar muita tração e trafegar por terrenos praticamente impossíveis para a circulação de outros modelos como estradas lamacentas, rios mais rasos e até mesmo morros muito íngremes. Assim, independente de onde e como são nossas localidades rurais, as ambulâncias 4X4 chegarão até os moradores. Isso é promover a igualdade no Sistema Único de Saúde (SUS), a dignidade aos usuários da saúde pública e a integralidade da assistência do SUS”.

Moradora da comunidade Quiabos, em Ipoema, Águida de Oliveira Santos agradeceu os investimentos realizados pelo Município na região. “Estamos muito felizes em receber essa ambulância 4x4 que há tantos anos a gente aguarda aqui em Ipoema. Na época de chuvas, a ambulância não tinha condições nenhuma de deslocar para alguns locais que tem muito barro, lama e terra. Agora, com o 4x4 vai ser uma alegria para nós todos aqui em Ipoema”, celebrou Águida Santos.

Mais veículos para a saúde pública

De acordo com dados divulgados pela SMS, a última vez que o Município adquiriu novas ambulâncias foi em 2018. Na época foram comprados dois veículos modelo Fiat Fiorino e dois Peugeot Partner. Ambos transportes de assistência de pequeno porte.

Agora, a Prefeitura de Itabira conquistou uma frota de 22 novos veículos sanitários. Na última sexta-feira (18), Marco Antônio Lage recebeu e inspecionou os novos automóveis destinados a atender os usuários e servidores da saúde pública municipal. Além das ambulâncias 4x4 entregues aos distritos de Itabira, o Município aplicou recursos na aquisição de:

- três ambulâncias (Renault Master), grandes, para atender os pacientes por meio do serviço Tratamento Fora do Domicílio (TFD), além de transferências dos hospitais Nossa Senhora das Dores (HNSD) e Municipal Carlos Chagas (HMC), e altas hospitalares dos pacientes internados em Belo Horizonte;

- uma van (Renault Master) adaptada com elevador para pacientes, via TFD, em consultas e exames em Itabira e Belo Horizonte;

- três veículos de sete lugares (Chevrolet Spin) para as ações da Vigilância Sanitária;

- duas ambulâncias (Fiat Fiorino Endurance) para consultas e exames em Itabira, tratamento de hemodiálise e fisioterapia dos pacientes acamados.

- nove veículos (Renault Kwid)

Ao todo, o capital investido pela administração municipal foi de R$ 3.012.371,00. “É o dinheiro da população sendo revertido para a população. Esses investimentos são exemplo do carinho e da responsabilidade que temos de olhar para as pessoas e para as comunidades”, ressaltou Marco Lage. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp