Magoo News Publicidade 1200x90
09/04/2024 às 07h55min - Atualizada em 09/04/2024 às 07h55min

3ª Corrida Mulheres em Movimento celebra representatividade feminina com esporte, lazer e cultura

700 mulheres de todas as idades participaram de corridas e caminhada, comemorando o avanço do empoderamento feminino em Itabira

ASCOM
Corredora comemorando a conclusão dos 3km de caminhada

A 3ª Corrida Mulheres em Movimento reuniu, neste domingo (7), cerca de 700 mulheres de todas as idades no espaço da Feira Livre, no bairro Esplanada da Estação. A ação faz parte do Programa Itabira Delas e celebra o crescimento da representatividade feminina em Itabira desde 2021.

Além das provas de corrida e caminhada, com suporte especializado - massagem e nutrição - para as atletas, a Prefeitura levou música, cultura e diversão para o evento. O público contou com barraquinhas de artesanato e comida, intervenção do Bloco Mulheres em Movimento e show Pagode das Meninas. Já as crianças, se divertiram no espaço kids com muitos brinquedos, pipoca e algodão doce.

"É um grande movimento das mulheres servidoras públicas integradas às mulheres da comunidade, mostrando que elas têm muito o que comemorar, seja no governo, com a grande ocupação delas em cargos de comando, e, na cidade, porque isso ampliou a influência feminina na criação de políticas públicas voltadas, especialmente, para as mulheres. Então, estamos projetando isso para a sociedade porque queremos uma Itabira com igualdade de gênero, mais democrática e com as mulheres participando cada vez mais da nossa vida social, profissional e em todas as áreas do poder público", destacou o prefeito Marco Antônio Lage.

Provas

Foram realizadas corridas de cinco e dez quilômetros, com pódios para servidoras e comunidade, e uma caminhada de três quilômetros. O pódio das servidoras, prova de cinco quilômetros, ficou assim: Karina Campideli Neves (1º), Jânia Gonçalves (2º), Hélia Keli de Oliveira (3º), Aline Oliveira Pena Oliver (4º) e Ana Luiza Ribeiro de Almeida Bonfim (5º); a classificação no pódio comunidade ficou com Taiza Gomes Ferreira (1º), Jéssica Guimarães (2º), Laís Viana de Souza (3º), Lilian Lorena Santiago Ribeiro (4º) e Bárbara Cristina Carvalho Silva (5º).

Já nos 10 quilômetros, aberto para todas as mulheres, o pódio foi: Natálya Marta Gomes Cunha (1º), Maria Aparecida (2º), Vilma Aparecida Barbosa (3º), Isadora Lemos Dias Lara (4º) e Cláudia de Lima Simões (5º).

Pódio 5km: servidoras municipais

Pódio km: mulheres de Itabira

Pódio 10km: mulheres de Itabira

Políticas públicas para mulheres

Desde 2021, a Prefeitura de Itabira investe em projetos e políticas públicas para fortalecer o empoderamento feminino em Itabira. Na atenção ao câncer de mama, doença que acomete mais de 30% das mulheres no Brasil, o município avançou na aquisição de novos aparelhos de diagnósticos do câncer de mama e ultrassom para garantir precisão e rapidez nos resultados de exames. Na maternidade, a gestante é amparada pelo projeto Maternar que realiza gratuitamente o acompanhamento das mulheres grávidas. São mais de 80 pacientes atendidas por mês na Policlínica Municipal e mais de 260 no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE). No Maternar, as mães são orientadas sobre o pré-natal, parto seguro, amamentação, cuidados com o recém-nascido e medicação. Além disso, o projeto conta com equipe multidisciplinar composta por enfermeiras, médicos, farmacêutica, nutricionista, assistente social e psicóloga.

As meninas de Itabira também recebem atenção e cuidado, após a lei municipal que garante a dignidade menstrual, mais de 700 meninas cadastradas no Cadúnico e que estão em situação de vulnerabilidade social receberam absorventes. Mais de 24,5 mil foram distribuídos por mês.

Já no esporte, pela primeira vez na história, o Campeonato Itabirano de Futebol Amador teve categoria feminina, contou com diversas atletas amadoras em campo e homenageou a atleta itabirana Maria dos Prazeres. Vale destacar ainda que todas as atividades oferecidas nos projetos de Esporte e Lazer da Prefeitura contam com modalidades para ambos os gêneros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp