Magoo News Publicidade 1200x90
05/04/2024 às 08h54min - Atualizada em 05/04/2024 às 08h54min

Prefeitura dá início ao maior programa de segurança pública já realizado em Itabira

O programa Itabira Segura e Conectada reúne câmeras de última geração, pontos de acesso gratuito à internet de alta velocidade e uma central de monitoramento 24 horas por dia

ASCOM

Câmeras de vigilância de última geração e pontos de acesso gratuito à internet de alta velocidade são os pilares do Programa Itabira Segura e Conectada, lançado na noite dessa quarta-feira (3), pela Prefeitura de Itabira. Este é o maior investimento já feito pelo município na área da segurança pública, que inclui ainda um moderno centro de monitoramento, que vai funcionar 24 horas por dia.

Nesta primeira fase, 134 câmeras estão sendo instaladas por todos os bairros de Itabira e distritos. Serão também 50 pontos de acesso gratuito à internet wi-fi em praças, paradas de ônibus e outras áreas de integração social, e dez totens de emergência com acionamento por botão. As imagens serão acompanhadas em tempo real pelo Centro de Inteligência e Tecnologia de Itabira. Tudo construído e instalado com suporte das forças de segurança, que terão acesso instantâneo ao monitoramento.

O Itabira Segura e Conectada nasce a partir do conceito de cidades inteligentes. O programa utiliza tecnologia semelhante as que são adotadas em outros municípios brasileiros, especialmente em Aparecida de Goiânia, considerada referência nesse tipo de tecnologia no país e que foi visitada pelo prefeito Marco Antônio Lage e pelo secretário municipal de Administração, Gabriel Quintão, em outubro de 2022.

Coordenador da implantação do programa em Itabira, Gabriel Quintão relembrou a visita no estado de Goiás e os impactos do projeto: “Era uma das cidades mais violentas do estado e que reduziu significativamente os índices de criminalidade. E ali a gente viu algo que poderia ser reproduzido em Itabira. Hoje, depois de muito trabalho, a gente pode celebrar o início deste programa construído a várias mãos”.

Apoio para a segurança

A cerimônia de lançamento do Programa Itabira Segura e Conectada foi acompanhada por representantes das forças de segurança pública. Tanto o delegado Paulo Campos, da Polícia Civil, quanto o major Rodrigo Ferreira, da Polícia Militar, elogiaram a iniciativa e a contribuição da Prefeitura de Itabira para atuação das corporações.

“O combate à criminalidade se faz com ações de prevenção e de repressão. E hoje não há que se pensar nessas atuações sem um sistema tecnológico de monitoramento. O programa vem também para integrar as forças de segurança e isso é um acréscimo fundamental para Itabira”, afirmou o delegado. “Para quem está 24 horas nas ruas, combatendo a criminalidade, este é um auxílio importantíssimo. A cidade só tem a ganhar”, completou o major, subcomandante do 26º Batalhão da PM.

Major Rodrigo Ferreira, da PM de Itabira - Foto: Filipe Augusto/AcomPMI

Já o prefeito Marco Antônio Lage destacou outras ações executadas pela atual gestão da Prefeitura de Itabira para apoiar às forças de segurança e o empenho do município em contribuir com a queda dos índices de criminalidade e maior sensação de segurança à população. “Estudamos as melhores tecnologias, buscamos os melhores equipamentos e as pessoas que mais entendem do assunto. Desde o início, já aumentamos os repasses para as polícias, contribuímos, por exemplo, com a digitalização da rede de rádio da PM. Agora, é mais um passo, um grande passo, que é entregar para Itabira o que há de mais moderno em vigilância e monitoramento. É bom para o cidadão que se sente mais seguro; para o empresário que terá a proteção da sua loja ou de qualquer outro negócio; para a polícia, na hora de investigar ou de dar a resposta; e para a cidade como um todo, que será um ambiente mais atrativo para qualquer investidor”, destacou o prefeito.

Também participaram do evento o vice-prefeito Marco Antônio Gomes, os vereadores Bernardo Rosa, Reinaldo Lacerda, Carlos Henrique e Carlinhos Sacolão, além dos secretários Vinícius Rocha (Desenvolvimento Econômico), Elaine Mendes (Obras) e Paola Soares (assessora para a Segurança Pública).

Prefeito Marco Antônio Lage durante discurso - Foto: Filipe Augusto/AcomPMI

Saiba mais

Além da segurança e da conectividade, o programa também atua como uma importante ferramenta de proteção de dados, suportado por um novo sistema de servidor que acompanha a tecnologia instalada na cidade. No final do programa, serão mais de 300 câmeras espalhadas pelo município, incluindo órgãos públicos.

Outro ponto importante é a capacidade de leitura de placas veiculares das câmeras que estarão em pontos estratégicos, sobretudo em entradas e saídas do município.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp