Magoo News Publicidade 1200x90
15/09/2022 às 17h07min - Atualizada em 15/09/2022 às 17h07min

Itabira promove semana dedicada à árvore

Com o tema "Uso sustentável: uma prática de conservação dos ecossistemas florestais", as atividades propostas buscam celebrar o Dia da Árvore comemorado no Brasil em 21 de setembro

PMI

De 19 a 30 deste mês, a Prefeitura de Itabira realiza a Semana da Árvore. A data oficial que celebra o Dia da Árvore no Brasil é 21 de setembro e o objetivo é conscientizar a população sobre a preservação desse bem tão valioso. Para comemorar este momento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), juntamente a parceiros, preparou uma programação especial com palestras, concurso de desenho, oficinas e plantio de mudas. Estão previstas atividades nas unidades de conservação do município, no Parque Estadual Mata do Limoeiro, em algumas escolas da cidade e na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus Itabira.

As escolas da rede pública municipal foram previamente inscritas para participar das atividades. O dia 21 de setembro, assim como toda a semana dedicada à árvore, será para reflexão sobre atitudes em relação a essa importante riqueza natural associada à geração e destinação dos resíduos sólidos no município.

Ainda no dia 21, em cumprimento à diretriz do Plano Diretor do Município, será lançado o Manual de Arborização Urbana. O documento construído pelos técnicos da SMMA, em parceria com a Itaurb e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), visa estabelecer de forma clara o planejamento da arborização no município, os critérios para escolha das espécies adequadas, definição dos locais de plantio e até mesmo as ferramentas a serem utilizadas.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Denes Lott, os benefícios com a arborização urbana adequada são inúmeros. “O plantio de árvores está relacionado à melhoria na qualidade do ar, ao conforto ambiental, à saúde física e mental da comunidade, bem como à redução da poluição sonora e visual, comuns nos centros urbanos. O planejamento é necessário para evitar possíveis problemas e prejuízos envolvendo a mobilidade urbana, a rede de água, elétrica e de esgoto,” afirma o secretário.

A programação conta também com a oficina “Jardins da minha cidade”, evento com plantio de mudas e revitalização dos jardins da entrada de Itabira com bougainville, alamandas, quaresmeiras, dentre outras espécies, no dia 24 de setembro e será aberto ao público. Mais do que um ato simbólico é um momento de mudança de postura e hábitos para a conservação da natureza e necessidade de criação de políticas públicas que garantam a conservação dos ecossistemas.

Veja abaixo a programação completa:


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp