Magoo News Publicidade 1200x90
25/02/2022 às 14h21min - Atualizada em 25/02/2022 às 14h21min

Vai ter bloco na rua? Festas fechadas estão liberadas? Veja como fica BH e outras cidades mineiras no carnaval

Municípios reforçam os cuidados durante o feriado devido à pandemia da Covid-19.

Carolina Caetano e Cíntia Neves, g1 Minas e TV Globo — Belo Horizonte
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais
Milhares de foliões se reuniram em BH nos anos anteriores — Foto: Raquel Freitas/G1

Fantasias, confetes, encontro com os amigos e muita purpurina para se jogar no carnaval de rua e festas privadas. Esse era o cenário antes da pandemia de Covid-19 chegar ao país. 

No entanto, devido à doença, pelo segundo ano consecutivo, a folia foi cancelada em vários municípios. Em Minas Gerais, o governo do estado orienta pela não realização de carnaval de rua em 2022.

Governo de Minas Gerais anuncia ponto facultativo durante carnaval para servidores do estadoVeja como será o funcionamento das lojas em BH durante o carnaval

 "A sugestão é que apenas festas nos municípios que seguirem o protocolo do Plano Minas Consciente (PMC) e tiverem o selo 'Evento Seguro' sejam realizadas, seguindo as devidas normas sanitárias. A decisão final de realização dos eventos caberá aos municípios", destacou o governo.

Veja como fica a situação em Belo Horizonte e outras cidades mineiras

Belo Horizonte 

A Prefeitura de Belo Horizonte não vai apoiar financeiramente o carnaval deste ano. Cadastramento de blocos ou investimentos também não serão realizados e a capital mineira não terá ponto facultativo.

Eventos, casas de show e espetáculos, casas de festas, discotecas, danceterias e similares são autorizados desde que obedecidos os protocolos sanitários vigentes, como a apresentação do comprovante da segunda dose da vacina contra a Covid-19 ou do resultado negativo para a doença por todos os participantes e funcionários. 

É necessário observar também as normas vigentes no município para a obtenção de alvará de localização e funcionamento e de licenciamento para a realização de eventos. Em espaços que não possuem alvará para realização de festas, o licenciamento deverá ser solicitado à prefeitura.

Veja quais cidades da Grande BH vão manter vacinação contra a Covid-19 durante o carnaval

Folia de rua em BH já homenageou Olodum e Star Wars — Foto: Reprodução/JN

Contagem

No intuito de evitar aglomerações e disseminação da Covid-19, Contagem, na Região Metropolitana, também não terá feriado e ponto facultativo durante o carnaval.

A cidade vai manter a regra do trabalho presencial e o funcionamento normal dos serviços nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março, com exceção dos servidores e servidoras da rede municipal de educação, que cumprirão o calendário escolar, e dos servidores que estiverem de férias regulamentares no período.

Clique aqui e veja como vão funcionar os serviços prestados pela prefeitura.

Betim

Betim, também na Grande BH, decretou ponto facultativo nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março. Durante o carnaval, o município não vai liberar alvarás para qualquer evento público ou privado. Os serviços ligados à administração municipal estarão fechados.

O evento "Rebanhão do Senhor", tradicionalmente realizado pela Igreja Católica no Ginásio Poliesportivo, não será realizado, uma vez que o espaço está ocupado com donativos para os atingidos pelas chuvas.

A orla da Represa Vargem das Flores, um dos locais mais procurados na região metropolitana, está proibida de ser utilizada para atividades festivas entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março. A determinação não se aplica ao deslocamento comum de pessoas na área.

Sabará

Em Sabará, na Região Metropolitana, estão proibidos eventos públicos e privados até o dia 14 de março. Haverá fiscalização realizada pela Guarda Civil Municipal e Secretaria Municipal de Fazenda, com o apoio de outras equipes da prefeitura e da Polícia Militar em locais de possíveis aglomerações.

Os estabelecimentos comerciais, hotéis, pousadas e atrativos turísticos podem funcionar de acordo com as atividades previstas em alvará, tirando celebrações que façam alusão direta ou indireta ao carnaval. Os protocolos do Plano Minas Consciente devem ser seguidos.

Estabelecimentos que descumprirem as regras podem sofrer penalidades, suspensão do alvará de funcionamento ou eventos.

Nova Lima

Em Nova Lima, na Região Metropolitana, está suspensa a concessão de alvarás para a realização de eventos públicos ou particulares até o dia 2 de março.

Eventos sociais, como casamentos, formaturas e outros, em que não haja venda de ingressos e comercialização de bebidas e alimentos, estão liberados.

Em Nova Lima, bonecos gigantes fizeram homenagem a antigos moradores da cidade. — Foto: Reprodução / TV Globo

Não haverá ponto facultativo ou feriado de carnaval. O calendário escolar da rede municipal também não prevê feriado ou recesso para os alunos no período carnavalesco.

Denúncias de festas ou aglomerações podem ser realizadas através dos telefones (31) 3541-5050 e (31) 98773-1172.

Ouro Preto

Na cidade histórica de Ouro Preto, na Região Central do estado, festas públicas ou particulares, em espaços abertos ou fechados, como sítios, repúblicas e bailes, estão proibidas.

É permitida, de acordo com a prefeitura, a ocupação de 100% da capacidade em toda área comercial, como hotéis, pousadas e restaurantes, seguindo os protocolos e exigências dos órgãos sanitários.

Na Casa de Gonzaga, localizada na Rua Cláudio Manoel, nº61, no centro, haverá uma pequena apresentação dos cortejos de três blocos tradicionais. A ação é realizada pelas secretarias municipais de Cultura e de Turismo.

Diamantina

Em Diamantina, também na Região Central, desfiles de blocos, grandes shows e atrações artísticas não vão ocorrer. Já os eventos privados só poderão ser realizados se permitidos por alvarás.

O município afirmou que organizou eventos voltados para o ecoturismo e para a prática de esportes ao ar livre, com o objetivo de controlar o fluxo de visitantes e moradores durante o feriado.

Serão realizadas lives musicais e eventos gastronômicos com público controlado.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp