Magoo News Publicidade 1200x90
09/09/2021 às 14h04min - Atualizada em 09/09/2021 às 14h04min

Vozes de Mestres - Edição Retratos, apresenta uma adaptação ao formato virtual e ao vivo, ressoando a necessidade do distanciamento social, devido ao COVID19.

Vozes de Mestres
Vozes de Mestres
Vozes de Mestres
 Vozes de Mestres - Edição Retratos, apresenta uma adaptação ao formato virtual e ao vivo, ressoando a necessidade do distanciamento social, devido ao COVID19.
O consolidado Vozes de Mestres - Encontro Internacional das Culturas Populares é um encontro que celebra a diversidade dos povos e comunidades tradicionais, promovendo a difusão das manifestações, o intercâmbio cultural e a troca de saberes.
Orientado à valorização e ao intercâmbio das culturas populares por meio de encontros entre mestres e mestras da cultura popular, artistas influenciados por estas raízes culturais, consagrados no cenário artístico brasileiro e de outros países, o projeto tem como foco a inclusão e o respeito às artes do saber fazer dos agentes e mobilizadores culturais, mestres e mestras que mantém vivas as memórias das tradicionais festas populares e tudo o que as envolve.
Em sua trajetória o Vozes de Mestres alcançou uma média de público de cerca de 12 mil pessoas, com forte participação dos seus atores principais que são os mestres e mestras, mas também dos povos e comunidades tradicionais, grupos de cultura popular, artistas, lideranças sociais, estudantes, pesquisadores, jovens, adultos e crianças, envolvendo um público que se interessa pela musicalidade da cultura popular e suas interfaces com a cultura contemporânea.
 Esta edição especial do Vozes de Mestres_Retratos vem, através do universo imagético de suas memórias, celebrar as edições anteriores homenageando três mestres brasileiros que estiveram presentes em nossa programação e fazem parte do imaginário de fortes culturas tradicionais brasileiras, o congado, o candomblé e o boi. São eles: Dona Maria Casimira das Dores - Rainha Conga de Minas Gerais, Euclides Talabyan - fundador da casa Fanti Ashanti e Humberto do Maracanã - líder do Bumba Boi de Maracanã (todos em memória) evidenciando a importância da continuidade de suas raízes até os dias de hoje e para muito além.
Para Fabiana Santos, que idealiza esta edição, o Vozes de Mestres_Retratos marca uma retomada do projeto desde onde ele nasceu, em Belo Horizonte, no Centro Cultural Lagoa do Nado, em 2018, em homenagem a Zé Coco do Riachão em uma epifania de encontros, shows, oficinas, rodas de conversa e muita contribuição na formulação de politicas publicas para as culturas populares, em um momento de efervescência cultural em Minas Gerais.
Geovana Jardim, idealizadora do Vozes de Mestres, que desde 2019 promove ações do projeto em terras lusitanas, destaca que a parceria com Fabiana Santos sempre foi fundamental na realização do projeto no Brasil. Em Portugal já foram realizadas 3 edições, sendo a última a finalizar simultaneamente com a edição brasileira, no dia 25 de setembro, fortalecendo o intercâmbio de saberes intergeracionais e a agregação de laços culturais entre Portugal e Brasil.
 O Vozes de Mestres_Retratos conta com a participação de seis mestres e mestras convidados através de uma imersão virtual, de trocas mediadas por conversas, com cada uma delas(es), trazendo suas manifestações, cantos, causos, danças, suas vivências e fazeres populares ao público.
 O projeto acontece virtualmente e ao vivo em Belo Horizonte, São Luís do Maranhão, São Brás - Santo Amaro BA, São Paulo e Portugal. Serão ao todo 6(seis) ações entre oficinas, mesas redondas, apresentações e shows online, pelas plataformas YouTube, instagram e facebook com mestres e mestras, mediadores e convidados especiais, tudo isso em 2(dois) fins de semanas corridos, entre os dias 10, 11, 16, 18,19 e 25 de setembro de 2021, culminando com o encerramento da edição em Portugal.
O Vozes de Mestres_Retratos conta com o patrocínio da Lei Aldir Blanc, aprovado no âmbito do Estado de Minas Gerais.
 Programação:
 1ª Live - 10/09, sexta- feira, 18 às 20h - Exibição comentada do filme Pedra da Memória com Renata Amaral | Homenagem a Pai Euclides Talabyan
 2ª Live - 11/09, sábado, 19 às 21h - 3 cantadores do Boi de Maracanã em homenagem ao mestre Guriatã Humberto de Maracanã | Mediador Marcos Rhossard
 3ª Live - 16/09, quinta-feira, 19 as 20h | Devoção e sentimentos do Rosário, Rainha Belinha
 4ª Live - 18/09, sábado, 19 as 20h30 - Show 'Percursos', com Déa Trancoso e Chico Lobo
 5ª Live - 19/09, domingo, 16 às 18h - Oficina show com mestra Zélia do Prato com os tocadores de Acupe
 6ª Live - 25/09, sábado, 18h às 19h30- Apresentação Grupo Coral Infantil Trabalhadores de Alcáçovas | Mediadora Geovana Jardim
 Canal do Youtube do Vozes de Mestres

https://www.youtube.com/channel/UC0XsTDCW8vBo8KEQ_TJXJDw
#vozesdemestresretratos #vozesdemestres #culturapopular #culturapopulartradicional #culturapopularbrasileira #culturapopularlatina #culturapopulariberica #bumbameuboi #boibumba #tambordecrioula #congado #batuque #carimbo #cacuria #jongo #sambaderoda #frevo #ciranda #cavalomarinho #marujada #foliadereis #caboclinho #sambachula #cordel #capoeira #cavalgada #cavalhada #ticumbi #cururu #festadodivino #cacheirasdodivino #boidemamao #dancadefitas #boinavara #baiaodeprincesas #forro #chote #baiao #xaxado #arrastape #samba #boidamanta #coco #cocoderoda
 
 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp