Magoo News Publicidade 1200x90
27/04/2023 às 18h09min - Atualizada em 27/04/2023 às 18h09min

Ciclo Saúde Proteção Social destinará R$ 5 milhões para áreas da Saúde e Assistência Social

Acordo de cooperação foi assinado nesta quinta-feira (27) entre a Prefeitura de Itabira e a Fundação Vale

Ascom

A Prefeitura de Itabira e a Fundação Vale assinaram, nesta quinta-feira (27), acordo de cooperação para desenvolvimento do programa Ciclo Saúde Proteção Social no município. A iniciativa vai destinar, até 2026, R$ 5 milhões para ações nas áreas de saúde básica e proteção social.

O documento foi assinado pelo prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage; o gerente executivo da Vale em Itabira, Daniel Daher; a representante da Fundação Vale, Juliana Bahia; a representante do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), Karine Bertoni; e as secretárias municipais de Saúde, Clarissa Lages, e de Assistência Social, Nélia Cunha.

O acordo garante disponibilizar conhecimentos, tecnologias e parcerias próprias capazes de garantir a qualidade das atividades previstas no projeto; recursos humanos próprios, treinados e preparados para implantação dos trabalhos; acompanhar, supervisionar e fiscalizar a execução do acordo celebrado; além, dentre outras coisas, participar e prestar apoio operacional e institucional, garantindo os níveis adequados de qualidade dos procedimentos.

Como funciona

O Ciclo Saúde Proteção Social busca fortalecer as ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, a partir de uma política transversal do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com gestores e profissionais das áreas da Saúde e Assistência Social qualificados. As ações estão organizadas a partir da experiência acumulada pelo Ciclo Saúde nos territórios com ênfase em metodologias ativas e participativas, reconhecidas e com resultados.

Em parceria com o Cedaps e as secretarias municipais, os principais objetivos da iniciativa são desenvolver capacidades e fomentar a educação permanente de gestores e profissionais; fomentar a cultura da atuação intersetorial; ampliar o desempenho da Atenção básica em Saúde e Assistência Social, além de melhorar indicadores sociais e de saúde (Previne Brasil).

Parceria

Para Marco Antônio Lage, o projeto ressalta a preocupação da administração pública com a melhoria da saúde em Itabira e mais qualidade de vida para a população. “Sabemos a complexidade que é o serviço público, sobretudo na saúde e assistência social que são áreas fundamentais para o desenvolvimento humano. Governar é cuidar da população. Se não tivermos esse propósito, não conseguimos acertar. A Fundação Vale também tem a finalidade de cuidar das pessoas nos territórios onde a empresa atua. Por isso, há uma confluência muito importante aqui de propósitos. O que é importante é que a Prefeitura, a Vale e a Fundação Vale estejam trabalhando juntas nesse momento com o foco de oferecer mais qualidade de vida para nossa população”.

O prefeito itabirano também destacou o relacionamento entre a empresa e o Município: “Precisamos ter uma relação perene. Enquanto a Vale atuar em Itabira, teremos demandas permanentes, até mesmos as mais básicas possíveis. Ainda temos problemas básicos no município. Agradeço muito à Cedaps, Fundação Vale e à Vale por essa iniciativa e lembro que temos ainda muito a seguir pela frente. Que assinemos aqui muito mais convênios em prol da nossa cidade”.

De acordo com Daniel Daher, atualmente Itabira é a única cidade em Minas Gerais que faz parte do Ciclo Saúde Proteção Social. “Vamos investir esse recurso de maneira bem assertiva. São 400 pessoas envolvidas nesse programa. Esse é um momento que aquece meu coração e nos conecta em um propósito. Agradeço ao Marco Antônio e a todo seu time por estar nos proporcionando fazer o bem e tonar esse ambiente agradável para que possamos construir algo grandioso em Itabira”, explicou.

Empenho

As atividades em Itabira começaram em agosto do ano passado. Juliana Bahia destacou os esforços das equipes técnicas de Saúde, Assistência Social e da gestão municipal, para o bom andamento do programa até o momento. “Gostaria muito de agradecer a toda a equipe do Governo Municipal. Este trabalho tem sido muito gratificante. Itabira tem alcançado um ritmo realmente exemplar de execução e de resultados pelo alto nível dos profissionais tanto da gestão quanto dos profissionais que estão na ponta. Gostaria também de agradecer a acolhida que temos tido junto ao poder público e a cada um que faz diferença na saúde e na assistência social”, reconheceu a representante da Fundação Vale.

O vice-prefeito Marco Antônio Gomes também agradeceu aos elogios a toda a equipe e lembrou que Saúde e Assistência Social são uns dos pilares da administração. “Fico impressionado com os elogios recebidos e isso mostra que tudo aquilo que idealizamos para Itabira está sendo realizado. E ter pessoas sensíveis, especialmente na saúde e na assistência social, em que há uma carência muito grande. Essa é a missão do governo: prestar assistência àquele que necessita”, finalizou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp