Magoo News Publicidade 1200x90
17/04/2023 às 15h06min - Atualizada em 17/04/2023 às 15h06min

Município e PM discutem ações para garantir segurança nas escolas

Foram apontadas medidas de segurança que serão tomadas de imediato com o objetivo de tranquilizar toda a comunidade escolar

Ascom

Em reunião realizada no 26º Batalhão da Polícia Militar de Itabira, nesta quinta-feira (13), autoridades, representantes do Governo Municipal e o comando da PM discutiram medidas que serão adotadas no município para levar mais segurança às escolas. A ideia é construir junto a órgãos competentes protocolos de com ações imediatas de proteção a alunos, professores e toda a comunidade escolar.

Participaram do encontro o prefeito Marco Antônio Lage, os secretários Danilo Alvarenga (Governo), Laura Souza (Educação), Hugo Gomes (Gabinete) e a assessora de Projetos e Captação de Recursos, Paola Soares, atualmente responsável pelas pautas de segurança no município. Os vereadores Júber Madeira, Bernardo Rosa e Weverton Andrade também participaram das discussões. Representando a PM estiveram presentes o comandante do 26º Batalhão, Ten. Cel. Barcelos; Major Gustavo e Ten. Sérgio.

Desde o início da semana, o efetivo da PM está visitando as escolas da cidade e intensificando as rondas. O serviço de inteligência também está atento a rumores divulgados em grupos de WhatsApp e outras redes sociais.

Nas escolas da rede municipal, também já existe a determinação de que os portões sejam mantidos trancados, com controle rígido do acesso de pessoas desconhecidas. Em caso de qualquer rumor ou desconfiança de atitudes suspeitas nos arredores da escola, a orientação é o contato imediato com a PM.

Uma nova discussão com autoridades será feita nesta sexta-feira (14), em reunião com o Ministério Público.

Veja abaixo medidas de segurança para coibir a violência nas escolas:

Polícia

- Monitoramento de redes sociais, identificando alunos que por ventura postem conteúdo que atente contra a paz nas escolas;

- Recebimento e apuração de todas às denúncias de atitudes suspeitas;

- Visitas tranquilizadoras nas escolas pela Patrulha Escolar;

-Em casos de flagrante delito, perseguição ou grave perturbação da ordem, a polícia pode entrar na escola sem prévia autorização, porém a Direção Escolar deverá ser comunicada;

- Nas situações cotidianas, a entrada da polícia é permitida na escola sempre que for acionada ou autorizada pela Direção. Caso seja necessária a realização de buscas por armas, drogas e similares, junto às pessoas que estão sob responsabilidade da instituição educacional, ou se decida investigar os ambientes da escola, cabe à Direção designar responsáveis para acompanhar a ação policial.

Município

- Controle rígido de acesso às escolas com critérios de identificação dos visitantes mesmo que sejam pais de alunos, para garantia da segurança de todos. Não haverá exceções: todos devem ser identificados e a motivação da visita devidamente comunicada à direção da instituição, que autorizará ou não a entrada de visitantes.

- Garantir a manutenção constante de muros, concertinas e a limpeza do ambiente externo da escola.

- Manter as câmeras de videomonitoramento em pleno funcionamento; em caso de algum problema, chamar imediatamente os técnicos para manutenção;

- Encaminhar as famílias que necessitarem de atendimento às equipes de assistentes sociais.

Pais

- Todas as vezes que necessitarem entrar em uma escola pública municipal deverão dirigir-se à secretaria, identificar-se e explicar suas intenções, para que a Direção possa se manifestar quanto à autorização da entrada na escola. Necessário entendimento para um processo que será mais moroso, mas garantirá maior segurança nas dependências das escolas;

- Acompanhar a rotina de seus filhos, verificar o conteúdo que eles têm acessado nas redes sociais, verificar o que eles levam nas mochilas, e pedir auxilio aos orientadores pedagógicos caso identifiquem mudança de comportamento, especialmente em casos de agressividade.

Alunos

- Comunicar aos pais e ou professores qualquer rumor de violência na escola;

- Comunicar aos pais e ou professores a mudança de comportamento de colegas de sala, agressividades e ou ameaças.

Comunidade

- Ao perceber indivíduos com comportamentos suspeitos rondando as escolas, ligar imediatamente para Polícia Militar, que tomará as providência cabíveis;

- Não disseminar fake news e fortalecer os laços comunitários e a coesão social garantindo um monitoramento por parte da comunidade de pessoas em atitudes suspeitas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp