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12/04/2023 às 15h05min - Atualizada em 13/04/2023 às 07h24min

Como garantir o pagamento do aluguel em dia? Veja as melhores dicas

Estratégias te ensinam como garantir o pagamento do aluguel em dia e evitar desgastes em caso de inadimplência do inquilino.

SALA DA NOTÍCIA Edson Bezerra
 

Uma das maiores dificuldades dos proprietários de imóveis é a dúvida sobre o que fazer e como garantir o pagamento do aluguel em dia. Afinal, pode acontecer de o locatário atrasar dias, semanas ou meses e o proprietário arcar com o prejuízo.

Pensando nisso, nós da Mell.ro, abordamos algumas dicas nesse artigo para você garantir o pagamento do aluguel em dia e evitar desgastes na relação com o inquilino.

Como funciona a garantia de aluguel?

Todo contrato é cercado de garantias para evitar a ocorrência de prejuízos para as partes envolvidas. Quando falamos em aluguel de imóveis, o mecanismo utilizado para garantir o pagamento em dia do aluguel quando há inadimplência por parte dos inquilinos são as chamadas garantias de locação.

Atualmente, há diversas garantias de locação e cada uma delas pode se adequar ao perfil do cliente para facilitar o aluguel e garantir moradia e renda para os envolvidos na locação.

Quando falamos em aluguel de imóveis, o ideal é efetuar um contrato de locação em que os instrumentos de como garantir o pagamento do aluguel em dia estejam presentes.

Como posso garantir o pagamento do aluguel em dia?

Agora que você já sabe o que são as garantias de locação, é hora de conhecer quais são as principais opções de garantia hoje previstas. Lembre-se que a escolha de determinadas garantias pode gerar custos extras. Portanto, recomendamos cuidado e estudo na hora de escolher a garantia de aluguel.

Utilizar contratos de locação

Fazer uso de contratos registrados em cartório é uma maneira de assegurar os direitos e obrigações de locatário e locador. Quando se fala em garantia do pagamento em dia, o instrumento contratual pode ser importante, especialmente quando prevê multas e outras penalidades para o atraso.

Desse modo, evita o surgimento de conflitos e deixa todos à par das consequências em caso de inadimplência.

Fiador

Uma das figuras mais conhecidas quando se fala em garantia de débito, o fiador vai ser a pessoa responsável para efetuar o pagamento da dívida do locador em caso de atraso.

Há certos critérios para a escolha do fiador, como possuir imóvel de sua titularidade, localizado no mesmo local em que está sendo feito o aluguel, renda mensal mínima, entre outros. Hoje, outras alternativas são preferíveis tanto para proprietários quanto locatários.

Caução

O Caução é o depósito antecipado, efetuado pelo inquilino, no equivalente a 3 (três) meses. O valor deve ser mantido em caderneta de poupança e só pode ser resgatado em caso de inadimplência do locatário ou após o término da relação de aluguel.

Seguro fiança

Oferecido por seguradoras e instituições financeiras, o seguro fiança é contratado pelo locatário, tendo o proprietário como beneficiário. No caso de inadimplência do inquilino, é o seguro o responsável pela cobertura das despesas em aberto.

Como manter a boa relação com o inquilino

A relação entre o locador e o locatário deve ser cordial e respeitosa. No entanto, além do bom tratamento dispensado ao inquilino, a locação é um negócio e, como tal, apresenta regras para obter o melhor para ambas as partes. Veja a seguir algumas dicas para manter a boa relação:

Efetue uma vistoria no imóvel antes do contrato iniciar

Para evitar desgastes decorrentes da situação do imóvel, é ideal que o proprietário e inquilino façam uma vistoria no imóvel antes do contrato de locação para verificar as condições do imóvel.

Fotos e outros documentos podem ser produzidos e assinados pelas partes com os detalhes sobre a situação do imóvel. Essa medida aparentemente simples pode evitar problemas futuros e reduzir as chances de conflitos.

Faça um bom contrato e determine as regras

A realização de um bom contrato de aluguel é o principal ponto na hora de resolver conflitos entre as partes. Cláusulas como multas e outras penalidades para o atraso do aluguel devem estar previstas, assim como a ocorrência do pagamento por eventuais perdas e danos relativos ao contrato de locação.

O proprietário também pode exigir alguns cuidados especiais do inquilino, como a não realização de modificações estruturais sem a sua expressa anuência.

Contatos para saber como está a unidade alugada

Depois de iniciado o contrato de aluguel, o proprietário pode manter contatos com o inquilino para saber como está o imóvel e se é preciso efetuar alguma reforma.

Com esses cuidados frequentes com o objetivo de prevenir a ocorrência de danos e até mesmo acolhimento de eventual insatisfação, a relação entre inquilino e proprietário se torna próxima e afasta conflitos.

Dicas de como humanizar a relação de cobrança com o inquilino

A vida é dinâmica e diferentes situações podem impactar o orçamento doméstico de várias famílias. Quando se fala em aluguel, o atraso pode provocar instabilidades emocionais no inquilino e prejuízos financeiros para o proprietário.

No entanto, diferentes conflitos podem ser resolvidos de forma humanizada, sem a intenção de provocar humilhações ou diferentes constrangimentos para a parte devedora.

Lembre-se que a pessoa não é apenas um número e fonte financeira. Como todos nós, temos diferentes dificuldades e problemas. Exercer a empatia pode até fazer com que o inquilino busque resolver a situação o quanto antes. 

Conversa calma e amigável

O primeiro passo na relação humanizada quando se fala em cobrança de aluguel atrasado é o cuidado com as palavras. Evite termos agressivos e se coloque à disposição para negociar uma saída que atenda aos interesses de todos envolvidos. Dê preferência ao contato telefônico.

Notificações por atraso

Caso a conversa não apresente o efeito esperado, notificações extrajudiciais podem ser enviadas para alertar o inquilino sobre a permanência do débito. E-mails e mensagens via WhatsApp são ótimas fontes para o envio das referidas notificações.

Atente-se aos dias e horários para cobrança

Existe um débito e é direito do credor buscar a satisfação financeira. Porém, evite contatos em dias e horários inapropriados, como após às 21h ou em sábados, domingos e feriados.

Como fazer um bom contrato por meio de uma seguradora

Entre as garantias de locação está o seguro fiança ou seguro garantia, no qual o proprietário não sofre perdas financeiras em caso de inadimplência do locatário.

Atualmente, conhecida como aluguel garantido, as despesas cobertas pela seguradora são todas aquelas referentes ao processo de locação e ocupação de imóveis, como taxas condominiais, IPTU, pinturas e outros danos ocasionados à unidade alugada. Não é somente a prestação do aluguel.

Quando a garantia de aluguel escolhida é o seguro fiança, não se faz necessária a presença de fiador ou o pagamento de caução. Inclusive, nos últimos anos a adoção de seguro fiança se mostrou vantajosa para proprietários e imobiliárias, em virtude das deficiências das outras garantias.

No auge da pandemia de COVID-19, por exemplo, os valores depositados a título de caução se mostraram insuficientes para a garantia do pagamento do aluguel em dia. Do mesmo modo, nas situações em que haja danos ao imóvel, pisos ou pintura, o valor da caução não é suficiente para cobrir as despesas.

Para quem se interessa em escolher uma boa seguradora para ter o aluguel garantido, o preço dos planos de seguro fiança é baixo e pode equivaler de 5% a 15% do montante estipulado para aluguel.

Desse modo, caso seja constatada a inadimplência do inquilino, a seguradora pode ser acionada pelo proprietário do imóvel, que vai pagar o montante no prazo estipulado em contrato, que pode ser até 30 (trinta) dias.

Tente usar um software de gestão

Quando o proprietário escolhe fazer uso do seguro fiança como garantia do pagamento do aluguel em dia, o ideal é a escolha por uma seguradora que faça uso de sistemas informatizados, com base na tecnologia, para avaliar uma série de fatores.

Na Mell.ro, por exemplo, na hora do proprietário escolher um inquilino para alugar o imóvel, é feita uma avaliação de risco do interessado no aluguel, com consultas ao histórico do inquilino na plataforma Serasa, assim como a busca de outras restrições em nome do interessado.

Assim, o proprietário deixa de se preocupar em analisar o inquilino, assim como não precisa se basear em eventual relação de confiança para alugar ou não o imóvel a determinada pessoa.

Desse modo, a própria seguradora pode avaliar o perfil do interessado e determinar o potencial de pagamento ou não do inquilino, se há negativações em seu nome e outros fatores com potencial de interferir no pagamento em dia das contas.

Para isso, a seguradora deve aprovar o inquilino, oferecer um modelo de contrato de aluguel para ser usado entre as partes, com previsão das cláusulas do seguro fiança, e certificar-se de que não há outras garantias de locação. 

É importante ressaltar que o seguro fiança deve ser feito antes do início do contrato de aluguel. Só assim é possível garantir cobertura por até 12 meses de atraso e o pagamento mensal do boleto de seguro pelo locatário.


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