Magoo News Publicidade 1200x90
16/12/2022 às 16h47min - Atualizada em 17/12/2022 às 00h07min

Por dificuldades financeiras, diretoria do Hospital Casa do Caminho em Araxá é afastada pela Justiça

Diretores haviam informado em ofício que não tinham condições de renovar o contrato com o Município. Justiça indicou servidora para intervir na administração da unidade pelos próximos seis meses.

G1 Minas Centro - Oeste
https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2022/12/16/por-dificuldades-financeiras-diretoria-do-hospital-casa-do-caminho-em-araxa-e-afastada-pela-justica.ghtml

Diretores haviam informado em ofício que não tinham condições de renovar o contrato com o Município. Justiça indicou servidora para intervir na administração da unidade pelos próximos seis meses. Hospital Casa do Caminho em Araxá
Hospital Casa do Caminho
A Justiça determinou, na quinta-feira (15), a intervenção da Associação Obras Assistenciais de Casa do Caminho, que mantém o Hospital Casa do Caminho, em Araxá, e o afastamento imediato de toda a diretoria da unidade. O motivo está relacionado as dificuldades financeiras enfrentadas pela administração do hospital.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A decisão foi assinada pelo juiz José Aparecido Fausto de Oliveira, após ação movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Segundo o órgão, um ofício encaminhado pela diretoria do hospital informou que não seria possível renovar o contrato com o Município. Com isso, os serviços prestados pelo hospital seriam paralisados a partir de 30 de dezembro.
Na ação, os promotores destacaram que a paralisação ocorreria em meio ao período de festas de fim de ano e férias escolares, quando aumentam ocorrências de acidentes nas estradas e outros eventos.
"A paralisação dos atendimentos pela Casa do Caminho sobrecarregaria os demais hospitais da cidade, bem como o Hospital das Clínicas da UFTM [Universidade Federal do Triângulo Mineiro] de Uberaba (referência na alta complexidade), que em períodos normais já têm dificuldade de atender a demanda que lhes é apresentada”, salientaram os promotores.
Além dos problemas financeiros, também foram citadas na ação possíveis irregularidades na utilização dos recursos públicos e à falta de certidões por inadimplência fiscal e ações trabalhistas.
A Justiça também determinou que, pelos próximos seis meses, a unidade será administrada por uma interventora escolhida pelo MPMG. A profissional nomeada foi a servidora pública de carreira Carla Fernanda Ribeiro Borges, pós-graduada em Gestão em Saúde Pública, Administração Hospitalar, Saúde da Família e Auditoria em Saúde.
O g1 procurou o Hospital Casa do Caminho para saber se o atendimento na unidade sofreu alguma alteração e qual o posicionamento sobre a mudança e aguarda retorno.
Em nota, a Prefeitura informou que mantém com o MPMG o compromisso de "continuar colaborando com a entidade e estreitar o relacionamento institucional com a interventora designada dentro de todos os meios legais possíveis".
Situação
Conforme o procurador geral do Município, Jonathan Renaud de Oliveira Ferreira, a interventora terá o papel de realizar um diagnóstico da atual situação do Hospital Casa do Caminho, "possibilitando ao Município avaliar todas as possibilidades para que ele continue funcionando".
A expectativa é que em 90 dias seja apresentado um balanço das ações promovidas pela intervenção.
? Confira as últimas notícias do g1 Triângulo e Alto Paranaíba
? Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Fonte: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2022/12/16/por-dificuldades-financeiras-diretoria-do-hospital-casa-do-caminho-em-araxa-e-afastada-pela-justica.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp