Magoo News Publicidade 1200x90
22/11/2022 às 07h47min - Atualizada em 22/11/2022 às 07h47min

Entenda avanços e pendências da COP 27

g1
A COP 27 terminou ontem com um acordo considerado "revolucionário" sobre financiamento climático a países pobres. Chamado de perdas e danos, esse fundo era uma das questões-chave da cúpula deste ano (e também uma demanda antiga de países em desenvolvimento). Apesar disso, diversos entraves fundamentais para o controle do aquecimento global não foram resolvidos este ano.

Para entender o texto final da conferência, o g1 publicou uma reportagem que explica avanços e pendências da edição deste ano. Veja alguns deles:

1. Fundo de perdas e danos

O fundo faz referência aos estragos destrutivos que alguns países não podem prevenir com seus atuais recursos. Um exemplo disso é o Paquistão, que ficou cerca de 1/3 submerso este ano depois de fortes cheias, e a Nigéria, que também enfrentou enchentes históricas este ano.

Ao longo da COP 27, o apelo para que as nações ricas compensem esses países pobres afetados por eventos extremos finalmente ecoou em um resultado concreto. Até o momento, no entanto, não está claro de onde sairão os aportes para esse fundo e quais países em específico vão receber a quantia. 

2. Menção a soluções baseadas na natureza

Trata-se das abordagens e ações que visam não apenas proteger um ecossistema, como florestas, recifes de corais, etc., mas também estimular ações que gerenciem esses recursos naturais de uma forma sustentável, minimizando os efeitos da crise do clima.

3. 1,5ºC do Acordo de Paris

Era esperado alguma definição sobre o pico de emissões globais de gases de efeito estufa que o planeta pode atingir até 2025 para garantir que o aquecimento global não ultrapasse o limite de 1,5°C até 2100.

Mas, para chegar lá, segundo os cálculos do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU), órgão reconhecido mundialmente como a fonte mais confiável de informações sobre mudanças climáticas, precisamos reduzir as emissões globais pela metade até 2030 e até 70% até 2050. As discussões na COP 27, no entanto, não chegaram a nenhum consenso sobre isso.

4. Financiamento de US$ 100 bilhões

Como parte do Acordo de Paris, os países desenvolvidos prometeram aos países em desenvolvimento dar US$ 100 bilhões por ano a partir de 2020 para ajudá-los a se preparar para as mudanças climáticas. Apesar disso, esse é meta não tem sido cumprida e, por isso, havia uma expectativa de que as negociações da COP 27 selassem alguma medida imediata. Porém, nenhum avanço foi visto nesta questão e a promessa também segue sem definição.


Quer saber mais? Leia aqui a reportagem completa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp