Magoo News Publicidade 1200x90
17/04/2024 às 07h05min - Atualizada em 17/04/2024 às 07h05min

O que faz o dólar subir?

Folhapress
Por que o dólar chegou a R$ 5,26 nesta terça, no maior valor em mais de um ano? 

É culpa do cenário externo, com a expectativa de adiamento do corte de juros nos EUA e o aumento das tensões no Oriente Médio, ou do ambiente interno, com o anúncio do governo que deixou o ajuste fiscal para a próxima gestão?

↳ Para os analistas do mercado, os dois têm peso na cotação da divisa. 

??

??

 Lá fora, dados mostram que a economia americana está mais forte que o esperado. Com isso, os juros devem demorar mais a cair, e os títulos do Tesouro dos EUA irão entregar um retorno maior aos investidores por mais tempo. 
  • As tensões políticas têm peso menor na cotação, mas contribuem com o aumento da aversão a risco entre investidores. 
??

??

 Aqui, a mudança da meta fiscal de 2025 de um superávit de 0,25% para déficit zero deixa clara a dificuldade do governo de fazer um ajuste fiscal e de estabilizar o crescimento da dívida pública (agora prevista só para depois de 2027). 
  • Na segunda, o dólar chegou a atingir a máxima do dia após a notícia de que o governo revisaria a meta. 
↳ Para o ministro Fernando Haddad (Fazenda), "dois terços" da alta do dólar são de responsabilidade do que acontece no exterior. 

“Está havendo uma reprecificação de ativos no mundo inteiro. Hoje, por exemplo, o peso mexicano está sofrendo mais do que o real brasileiro. Indonésia também", disse a jornalistas em Washington (EUA).
  • Desde a última quarta, porém, o real é a moeda que mais se desvaloriza ante o dólar na comparação com as principais divisas. 
Questionado se o terço restante poderia ser atribuído à revisão da meta fiscal, o ministro disse que acredita que "precisamos explicar melhor" o que vai acontecer com as contas públicas brasileiras.

Haddad caracterizou o momento atual como uma "turbulência semanal".

Foi também nesta semana que o BC divulgou que analistas do mercado elevaram a previsão da Selic pela primeira vez desde o fim de 2023. Agora, a expectativa mediana para a taxa no fim deste ano é de 9,13%, antes os 9% dos levantamentos anteriores. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp