Magoo News Publicidade 1200x90
05/02/2024 às 08h39min - Atualizada em 05/02/2024 às 08h39min

Acordo do Mercosul com a UE pode ir por água abaixo

The News

Mesmo com 25 anos de negociações, um tratado entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai com os países da Europa está cada vez mais difícil de sair de vez.

Que acordo é esse? A ideia é reduzir ou zerar as taxas de importação e exportação. Os países do Mercosul vendem, na grande maioria, produtos agrícolas e compram medicamentos e petroquímicos dos europeus.

  • Acontece que, agora, as negociações passam pelo momento mais delicado. Isso porque agricultores de oito países da UE estão protestando contra o aumento de impostos e contra o acordo com o Mercosul.

Na visão deles, a entrada da safra da América do Sul na região vai fazer com que todos os produtos agrícolas fiquem mais baratos no geral, além de aumentarem a concorrência.

 Com os protestos, a França virou o país que mais se posiciona contra o acordo, dizendo que encerrou as negociações. Além disso, Lula enfrenta críticas do MST e de setores mais à esquerda que também são contra o tratado.

 Alemanha e Espanha defendem o livre comércio, dizendo que a assinatura vai diminuir a dependência da América do Sul com a China. Mesmo com a resistência francesa, as reuniões entre a UE e o Mercosul continuam.

OBS: Para ser aprovado, todos os 27 países da UE e os 4 do Mercosul precisam votar a favor.

Zoom out: A Europa é a 2ª maior parceira comercial do Mercosul, que por sua vez é o 8º dos europeus. Se o tratado rolar, vai ser o segundo maior acordo do mundo em relação ao PIB somado dos participantes.

Em 2018, foram movimentados US$ 100 bilhões no comércio entre os dois blocos. Agora, estima-se que o pacto poderia trazer R$ 500 bilhões para o PIB BR em dez anos.

O que mais é destaque no nosso país?


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp