Magoo News Publicidade 1200x90
22/08/2022 às 08h44min - Atualizada em 22/08/2022 às 08h44min

Eleição está em aberto e depende da “atuação dos candidatos”, diz especialista

Cientista político afirma que no cenário atual Lula venceria no primeiro turno, mas destaca espaço para “imprevisibilidade”

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/eleicao

O cientista político José Álvaro Moisés afirmou, em entrevista à CNN neste domingo (21), que, consideradas as intenções de votos atuais, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria a eleição presidencial no primeiro turno. Ele destaca, porém, que há espaço para “imprevisibilidade”.

“Política não é uma ciência exata que você, uma vez constatado, acha que está tudo resolvido. Pode ocorrer uma imprevisibilidade, que pode alterar o resultado”, disse.
Apesar da impossibilidade de cravar o resultado do pleito, o especialista aponta que duas “estabilidades” jogam a favor de Lula. Primeiro, sobre a quantidade de eleitores que declaram intenção de votar no petista; segundo, sobre o índice do presidente rejeição de Jair Bolsonaro (PL).

“Os índices relativos à rejeição, especialmente à rejeição do presidente Jair Bolsonaro, também são estáveis. Se você levar em conta esses dois dados. Eu diria que hoje a probabilidade seria que a eleição se resolvesse no primeiro turno”, aponta.

O cientista político indica ainda que o avanço de Bolsonaro em segmentos com rendimento entre dois e cinco salários mínimos é mais um indicativo de seu crescimento entre os evangélicos. Ele explica que os recortes “frequentemente coincidem”.

TSE autoriza candidaturas de Sofia Manzano e Vera Lúcia à Presidência Cadeira de rodas de Mara Gabrilli, vice de Tebet, é danificada em viagem Sudeste e batalhas judiciais ganham atenção dos presidenciáveis na 1ª semana de campanha

Para o especialista, os movimentos de intenções de votos dos próximos 40 dias serão influenciados diretamente pela “atuação dos candidatos”. Ele diz que o pleito de 2022 não é somente sobre “razão”, mas também “emoção”.

José Álvaro Moisés diz que a pandemia e as perdas acarretadas por ela, assim como outros eventos ocorridos nos últimos anos, ainda têm amplo impacto sobre a opinião dos eleitores.

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp