Magoo News Publicidade 1200x90
26/01/2024 às 09h42min - Atualizada em 26/01/2024 às 09h42min

Monitoramento ilegal.Quer saber tudo o que está acontecendo?

Daniela Scalabrini
g1

Olá, bom dia!

Polícia Federal (PF) faz buscas em nova operação contra espionagem ilegal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Um dos alvos foi o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que comandou a Abin no governo Bolsonaro.

E ainda: Ministério da Saúde divulga lista de cidades que vão receber a vacina contra a dengue no SUS; chuva no litoral de SP causa estragos e deixa famílias desabrigadas; e a cidade de São Paulo completa 470 anos.

️

 Por aqui, Daniela Scalabrini, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta quinta-feira até agora.

• • •

PF faz operação contra suposta espionagem ilegal na Abin

A Polícia Federal (PF) fez hoje buscas em endereços ligados a suspeitos de participar de um novo esquema de espionagem na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Um dos alvos foi o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que chefiou a Abin no governo de Jair Bolsonaro.

O crime, segundo as investigações, envolvia o uso de ferramentas de geolocalização em dispositivos móveis (celulares e tablets, por exemplo) sem autorização judicial e sem o conhecimento das pessoas monitoradas, que incluíam autoridades públicas e cidadãos comuns.

A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com ele, o ex-diretor da Abin usou o órgão para fazer espionagem ilegal a favor da família de Bolsonaro. Entre autoridades espionadas, estavam a ex-deputada Joice Hasselmann, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que é ex-governador do Ceará, e o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia.

Fontes que estão a par da apuração afirmaram ainda que a Abin teria investido no monitoramento ilegal do próprio Alexandre de Moraes e de Gilmar Mendes, que também é ministro do STF, além de políticos (veja a lista). 

Em entrevista à GloboNews, Ramagem declarou que nunca teve acesso a senhas de sistemas de monitoramento

A PF informou a Moraes que integrantes da atual cúpula da Abin, nomeados para os cargos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), adotaram uma postura que interferiu e até prejudicou as investigações sobre o monitoramento ilegal.

A pretexto de proteger informações sensíveis, segundo a PF, a atual gestão estaria dificultando o acesso a dados relevantes para a apuração das responsabilidades dos gestores anteriores, nomeados por Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM:

 

Brumadinho 5 anos: busca incessante

Há cinco anos, 270 pessoas desapareceram após o rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho (MG). O mar de lama avançou sobre a área administrativa da empresa e casas na área rural da cidade, numa tragédia sem precedentes. Desde então,  os corpos de três vítimas ainda não foram encontrados . Parte das famílias quer continuidade das buscas, e outra pede fim da operação. Até hoje, ninguém foi punido. 

 Veja a reportagem especial do g1.

Imagem do dia

O Japão divulgou hoje uma imagem inédita do solo lunar, capturada por sua sonda não tripulada SLIM. O módulo pousou na Lua na sexta-feira (19) A Agência Espacial Japonesa (Jaxa) informou que a sonda conseguiu fotografar e transmitir dados usando um robô ejetável. Outros dados ainda estão sendo analisados pelos cientistas. Saiba mais

 

O Assunto 

Episódio #1.136: O Orçamento da União sequestrado pelo Congresso. Natuza Nery entrevista Ursula Dias Peres e Bernardo Mello Franco. No próximo episódio: Abin e a república da espionagem.

 

 

 

também teve isto 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp