Magoo News Publicidade 1200x90
30/06/2023 às 09h02min - Atualizada em 30/06/2023 às 09h02min

Meta de inflação.Quer saber tudo o que está acontecendo?

Fernanda Berlinck
g1

Olá, bom dia!

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, anuncia que a meta de inflação passará a ser contínua a partir de 2025 — novo sistema é mais flexível e substitui o ano-calendário, de janeiro a dezembro.

E ainda: reportagem explica o que pode acontecer caso o TSE considere que Jair Bolsonaro é inelegível; descubra quanto de água você deve beber diariamente (spoiler: não é 2 litros para todo mundo); agência da OMS faz alerta sobre adoçante e risco de câncer; e veja o que pode, o que não pode e como evitar que a máquina de lavar estrague 

?

?

.

️

 Por aqui, Fernanda Berlinck, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta quinta-feira até agora.

• • •

Meta de inflação passará a ser contínua a partir de 2025, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou hoje que o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu mudar o regime de metas de inflação. A meta será contínua a partir de 2025, em vez de levar em conta o atual ano-calendário — ou seja, de janeiro a dezembro.

Isso significa que a meta será definida para um "horizonte relevante", sem calendário fixado.

Segundo Haddad, a mudança para a meta contínua fará com que o governo não precise mais discutir a meta anualmente.

 O que muda na prática?

Atualmente, a meta de inflação trabalha com um período fechado: de janeiro a dezembro de cada ano.

No modelo contínuo é diferente. A inflação tem que estar dentro da meta em um determinado horizonte de tempo, independente de um ano fechado.

 A alteração é imediata?


A mudança passa a valer a partir de 2025, quando começa um novo mandato de presidente no Banco Central.

?

?

 Qual é a vantagem?


A equipe econômica entende que, com uma meta contínua, o controle da inflação pode ser feito de modo mais adequado ao momento da economia.

A inflação é controlada, basicamente, com a taxa de juros. Se a inflação sobe, o BC sobe os juros, para conter a disparada.

Só que juros altos podem inibir o crescimento da economia.

Na meta contínua, eventuais picos extraordinários de inflação, causados por fatores temporários, podem ser absorvidos nos meses posteriores. Assim, os juros não precisariam ser elevados imediatamente.

‍

 Para entender:


•    a inflação oficial do país é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
•    a meta de inflação é definida pelo CMN;
•    cabe ao Banco Central perseguir a meta de inflação;
•    a taxa básica de juros — chamada de Selic — é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo BC para controlar a inflação.

Mais cedo, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que um estudo do BC mostrou que a meta contínua seria "mais eficiente". Leia na reportagem.

 

Imagem do dia

A empresa de turismo espacial Virgin Galactic realizou hoje a sua 1ª missão comercial ao espaço. A nave voou sozinha por cerca de 15 minutos e, então, retornou para o Spaceport America, aeroporto espacial no Novo México, nos EUA. O voo pode ser considerado espacial na definição americana, que considera 80 quilômetros de altitude como "início" do espaço. 

 Assista aqui.

 

O Assunto 

Episódio #991: Censo - o impacto de a população crescer menos. Natuza Nery conversa com a pesquisadora Suzana Cavenaghi. No próximo episódio: recorde de refugiados no mundo.

 

 

 

também teve isto 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp