Magoo News Publicidade 1200x90
18/02/2023 às 10h07min - Atualizada em 20/02/2023 às 00h00min

BaianaSystem e Olodum anunciam álbum gravado na apresentação conjunta das bandas em festival

BaianaSystem e Olodum anunciam álbum gravado na apresentação conjunta das bandas em festival

Pop e Arte

Capa do disco 'OlodumBaiana – Ao vivo na Bahia' com as músicas 'Várias queixas' e 'Duas cidades'
Arte de Filipe Cartaxo e Roberto Marques

Para vasta parcela do público jovem, Várias queixas é música do repertório do trio Gilsons, precisamente um dos maiores sucessos do grupo – o que é fato. Só que a maioria desconhece que a composição de Germano Meneghel, Afro Jhow e Narcizinho foi lançada em 2012 na cadência do Olodum, sete anos antes de ser (ainda mais) amaciada pelos Gilsons em gravação editada pelo trio em 2019.

Por isso mesmo, é sintomático que Várias queixas seja uma das duas músicas do single que anuncia o álbum OlodumBaiana – Ao vivo na Bahia, registro do show que reuniu as bandas Olodum e BaianaSystem em 29 de janeiro em uma das apresentações mais celebradas da edição de 2023 do Festival de Verão de Salvador.

A outra música do single – cuja capa expõe engenhosa arte criada por Filipe Cartaxo e Robson Marques – é Duas cidades (Russo Passapusso e Seko Bass, 2026), faixa-título do segundo álbum da BaianaSystem. Ambas as faixas têm a participação de Buguinha Dub.
No show eternizado no ainda inédito álbum OlodumBaiana – Ao vivo na Bahia, disco que será editado pelo selo Máquina de Louco, a inebriante batida percussiva do Olodum – base do samba-reggae – turbinou a potência sonora da BaianaSystem.

Tradição e modernidade foram irmanadas na abordagem conjunta de músicas como Dia da caça (Russo Passapusso, 2016), Lucro (Descomprimindo) (Russo Passapusso e Mintcho Garrammone, 2016), Capim Guiné (Russo Passapusso, Seko Bass e Titica, 2017), Saci (Russo Passapusso, Roberto Barreto e Seko Bass, 2019) e Sulamericano (Russo Passapusso, Roberto Barreto, Seko Bass e Manu Chao, 2019) – petardos da artilharia da BaianaSystem – e Faraó (Divindade do Egito) (Luciano Gomes, 1987), Nossa gente (Avisa lá) (Roque Carvalho, 1992), Alegria geral (Alberto Pita, Moço Pop e Ythamar Tropicália, 1993), Rosa (Pierre Onassis, 1993) e Olodum pra balançar (Dinho Barbosa e Djalma Júnior, 2002), standards infalíveis do repertório do Olodum.

Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2023/02/18/baianasystem-e-olodum-anunciam-album-gravado-na-apresentacao-conjunta-das-bandas-em-festival.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp