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31/10/2022 às 07h28min - Atualizada em 31/10/2022 às 07h28min

Polo Automotivo Stellantis de Betim é referência tecnológica

Fábrica da Fiat na RMBH é uma das maiores do planeta e recebe constantemente investimentos em modernização

Diário do Comércio
Polo Automotivo Stellantis de Betim ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, além de contar com um cinturão de fornecedores | Crédito: Divulgação/Stellantis

O Polo Automotivo Stellantis de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vem recebendo investimentos significativos em sua modernização. Com novas instalações e equipamentos, o complexo vem produzindo e desenvolvendo veículos que estão conquistando os mercados brasileiro e sul-americano.

Novas áreas de desenvolvimento de veículos foram implantadas simultaneamente à modernização de instalações, equipamentos, processos e sistemas a partir do conceito da Indústria 4.0, no maior ciclo de investimentos realizado no Polo Automotivo de Betim, que possui plena capacitação para desenvolver, desenhar, projetar, testar e produzir veículos de classe mundial.

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“Temos muito orgulho de nossas raízes mineiras. Investimos muito, inovamos sempre e impulsionamos a instalação de dezenas de fornecedores no entorno de nossa fábrica”, diz o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa. “Como resultado, consolidamos um extenso e diversificado parque industrial automotivo, conquistamos a liderança do mercado brasileiro e sul-americano e empregamos milhares de pessoas que desenvolveram seus talentos e são hoje nosso grande diferencial”, acrescenta.

Do polo automotivo na RMBH saem os modelos de veículos que estão entre os mais vendidos no Brasil – a picape Fiat Strada, líder absoluta de vendas no País, além do Argo e Mobi, e dos recém-lançados Fiat Pulse e Fiat Fastback, que posicionam a marca no segmento de SUVs. O sucesso desses modelos faz da Fiat a marca líder do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves.

No acumulado entre janeiro e setembro a Fiat lidera o ranking de vendas no Brasil com 21,8% do market share e aproximadamente 306 mil unidades emplacadas. Vale dizer que a diferença para a segunda colocada é de mais de 102 mil carros. A Fiat segue superando em 2022, até o momento, sua melhor performance anual dos últimos dez anos.

Considerando os nove meses do ano, dois modelos da Fiat estão no Top 10 de veículos mais vendidos. A campeã Strada teve até agora 86.010 unidades comercializadas (6,1% de market share). Já o Mobi aparece na sexta posição com 50.037 veículos vendidos (3,6% do mercado). A Fiat ainda lidera os segmentos de hatches (24,2%), picapes (52,9%) e vans (35,5%) em 2022.

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O Polo Automotivo de Betim também é o maior centro de produção de powertrain da América Latina, com capacidade para produzir 1,3 milhão de motores e transmissões por ano. São produzidas três famílias de motores: Fire, Firefly e GSE Turbo.

Sede regional

O Polo Automotivo, além de ser uma fábrica moderna e um centro completo de desenvolvimento de veículos de classe mundial, é também a sede da Stellantis para a América do Sul. A empresa, constituída em janeiro de 2021, é resultado da fusão da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) com o Groupe PSA. É um dos maiores grupos automotivos do mundo, detentor de 14 marcas icônicas e líder mundial no desenvolvimento da mobilidade sustentável.

Fiat Fastback, primeiro SUV Coupé da marca, foi totalmente desenvolvido no polo de Betim | Crédito: Divulgação

Centro de desenvolvimento garante a inovação da marca

A Stellantis conta com autonomia tecnológica na América Latina para cumprir as sete fases no desenvolvimento de novos veículos, com grande nível de qualidade e excelência. Entre os exemplos de produtos que foram totalmente desenvolvidos em Betim está a Nova Strada, líder de vendas no Brasil, e o Fiat Fastback, primeiro Suv Coupé da marca.  

Esta capacidade é consequência da excelência de estruturas como o Tech Center e do Design Center, que reúnem mais de 2 mil engenheiros, designers e técnicos, cujos talentos somados fazem do Polo Automotivo de Betim um centro de desenvolvimento automotivo de classe mundial.

O desenvolvimento de um automóvel se inicia no Hub Center, onde as ideias começam a tomar forma. Aí nasce o planejamento estratégico, a visão do produto e as definições mercadológicas que vão nortear o projeto. É um espaço de convergência e interação, que reúne as áreas de  Brand, Produto, Mercado e Desenvolvimento de Produto. O consumidor também é chamado a participar dessa etapa estratégica.

As ideias se materializam no Design Center e no Tech Center. No Design Center, o conceito começa a tomar forma, em desenhos que conectam funcionalidade e beleza. É um trabalho conjunto com o Tech Center, onde ideias, conceitos e desenhos ganham forma e funcionalidade mecânicas.

Uma área estratégica é o Development Center, um amplo espaço aberto, com 450 postos de trabalho e completa infraestrutura de apoio. Nesta área, todas as ideias, desenhos e conceitos técnicos encontram sua viabilidade econômica e de manufatura. Aí trabalham profissionais de todas as áreas envolvidas, como Projeto, Design, Compras, Manufatura, Finanças, entre outras, que desenvolvem o business case.

O Virtual Center e seus laboratórios fazem as validações virtuais do projeto à medida que avança, para que a evolução seja consistente. A Manufatura desenvolve os ferramentais e se prepara para a industrialização e futura produção do novo veículo.

No Component Center todos os itens do novo veículo são avaliados.

Após estas etapas é feito o protótipo  físico do novo veículo e começa a validação no Safety Center. O carro é submetido a vários tipos de testes físicos. Ao mesmo tempo, validam-se o processo de produção do veículo em linha e os parâmetros de qualidade.

Várias unidades do novo modelo são submetidas a testes de rodagem sob a ótica do cliente, para avaliação de desempenho, segurança, conforto e vida a bordo. São percorridos milhões de quilômetros nesta etapa.

Tudo pronto, começa a fase de pré-série, com a produção do novo modelo na linha em baixa cadência. O modelo é submetido à homologação junto a vários órgãos governamentais. Tudo aprovado, o ritmo da linha de produção começa a ser acelerado. O novo carro está pronto para ser lançado.

Tech Center e Design Center da Stellantis reúnem 2 mil engenheiros, técnicos e designers | Crédito: Charles Silva Duarte/Arquivo DC

Montadora impulsiona a economia da região

A instalação da fábrica da Fiat em Betim é um dos divisores de água da economia mineira. Além da montadora, a chegada de inúmeros fornecedores vem ao longo de 46 anos impulsionando o desenvolvimento tanto da Região Metropolitana de Belo Horizonte quanto de Minas Gerais.

A fábrica da Fiat, inaugurada em 9 de julho de 1976, foi a primeira a se instalar fora do cinturão industrial paulista.

Hoje, a fábrica é o centro de um polo automotivo que reúne mais de 120 fornecedores de materiais diretos em torno de Betim. A atração de fornecedores e adensamento industrial começaram na década de 1990. É o processo chamado de “mineirização”, que permitiu à Fiat operar nos sistemas Just In Time (JIT) e Just In Sequence (JIS), com sucessivos ganhos para sua competitividade.

Esta foi a base para a expansão da produção. A confiabilidade da logística de suprimentos liberou áreas físicas dentro da fábrica, que antes eram utilizadas para estocagem, permitindo a expansão das linhas de produção. Atualmente, cerca de 60% dos itens comprados provêm de fornecedores instalados num raio de até 150 quilômetros da fábrica.

Esse processo impulsionou a economia de Minas Gerais, consolidando a industrialização do estado. A instalação de novas empresas na região diversificou o parque industrial mineiro, proporcionando um aumento do número de empregos e de geração de riqueza. O processo de “mineirização” é ininterrupto.

O Polo Automotivo  é a maior fábrica de veículos da América Latina e uma das maiores do mundo. Ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados e tem capacidade para produzir 700 mil automóveis e comerciais leves por ano e 1,3 milhão de unidades de motores e transmissões.

De acordo com a montadora, desde sua fundação, foram produzidos aproximadamente 17 milhões de veículos. Neste período, 4 milhões de unidades fabricadas em Betim foram exportadas.

O Polo Automotivo de Betim emprega 13 mil pessoas, cerca de metade de todo o efetivo da Stellantis na América do Sul.


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