23/09/2021 às 13h51min - Atualizada em 23/09/2021 às 14h00min

Crise envolvendo a Evergrande é a ponta do iceberg

Com desaceleração econômica, Partido Comunista Chinês concentra poder e intensifica controle social

Opinião
https://redir.folha.com.br/redir/online/opiniao/rss091/*https://www1.folha.uol.com.br/colunas/gabriel-kanner/2021/09/crise-envolvendo-a-evergrande-e-a-ponta-do-iceberg.shtml

Essa semana, o nome da gigante do setor imobiliário chinês Evergrande estampou as manchetes dos jornais mundo afora. Com uma dívida de mais de US$ 300 bilhões -equivalente a 2% do PIB (Produto Interno Bruto) da China-, o medo da falência da empresa derrubou os mercados asiáticos e os efeitos foram sentidos nas bolsas do mundo todo.



O valor das ações da Evergrande despencou 90%, e é praticamente certo que a empresa não conseguirá honrar os juros da sua dívida no trimestre atual. A grande incógnita é se o governo chinês atuará para salvar a companhia, que emprega diretamente 200 mil pessoas, ou se a deixará à própria sorte.



Independentemente do desfecho da história envolvendo a Evergrande, há algo maior a ser analisado no cenário atual da China. A crise na Evergrande não é a causa dos problemas que o Partido Comunista Chinês enfrenta, mas a consequência de anos de desaceleração da economia.



Há pelo menos 30 anos, economistas tentam prever, sem sucesso, quando irá "estourar" a bolha chinesa. O governo sempre foi muito hábil em conseguir controlar possíveis bolhas que poderiam se formar em seu mercado interno. Além disso, o acelerado crescimento econômico ofuscava qualquer outro problema que o país poderia ter.
Leia mais (09/23/2021 - 13h51)

Fonte: https://redir.folha.com.br/redir/online/opiniao/rss091/*https://www1.folha.uol.com.br/colunas/gabriel-kanner/2021/09/crise-envolvendo-a-evergrande-e-a-ponta-do-iceberg.shtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp