Magoo News Publicidade 1200x90
27/05/2022 às 11h49min - Atualizada em 27/05/2022 às 11h49min

Bravo! Indica

Semana de 27 de maio a 2 de junho

Bravo
Neste final de semana tem Virada Cultural em São Paulo. Serão mais de 300 apresentações, com música, artes cênicas, dança e manifestações populares. Entre os destaques estão shows de Juçara Marçal, Ludmilla, Luísa Sonza, Kevinho, Glória Groove, Karol Conká, Pitty, Rincon Sapiência, Diogo Nogueira, entre outros. A edição deste ano ocorrerá em oito regiões espalhadas pela cidade: Butantã, Freguesia do Ó, Parada Inglesa, Campo Limpo, M'Boi Mirim, São Miguel Paulista, Itaquera e o Vale do Anhangabaú e seu entorno. 

 

AGENDA VIRTUAL

A cantora Fabiana Cozza apresenta hoje o show do disco Dos Santos, que celebra a ancestralidade negra e as religiões de matriz africana, em live promovida pelo Itaú Cultural. A live acompanha os shows que ela faz de hoje a domingo na Sala Itaú Cultural. 

Em seu programa de debates exibidos no YouTube, a Galeria Jaqueline Martins aborda nos próximos dois sábados o tema do negacionismo histórico em exposições. O historiador e curador Agustín Pérez Rubio fala amanhã sobre o episódio de censura sofrido pela artista peruana-espanhola Sandra Gamarra Heshiki, cuja mostra Buen Gobierno foi alvo de pedido de remoção das palavras “racismo” e “restituição” por parte do Conselho de Cultura de Madri em 2021.

Documentários de diferentes períodos da história política brasileira são destaque na mostra Viva a Democracia, em cartaz na plataforma gratuita Itaú Cultural Play. Entre os títulos selecionados estão Maranhão 66, curta de Glauber Rocha sobre a primeira eleição de José Sarney ao governo do estado, e Entreatos, longa de João Moreira Salles que revela os bastidores da campanha presidencial de Lula em 2002.

Na quarta, a Mostra Ecofalante começa uma programação especial para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e exibe online 20 longas-metragens produzidos entre 2009 e 2021 que passaram pelo festival, como o Oscar de melhor documentário A Enseada, de Louie Psihoyos.

No mesmo dia, a Galeria de Arte André promove uma conversa sobre o escultor Victor Brecheret com os curadores Mario Gioia, Ana Avelar e Maria Alice Milliet. O bate-papo será transmitido às 17h pelo Instagram da galeria, que até quinta abriga a exposição Brecheret, 1922-2022 – Nos Passos da Modernidade.

De 2 a 30 de junho, a plataforma #CulturaEmCasa exibe de forma gratuita a mostra 200 Anos da Independência em 200 Filmes, cuja curadoria, assinada pela crítica Maria do Rosário Caetano, inclui desde os clássicos Ganga Bruta e Cabra Marcado para Morrer até os recentes Que Horas Ela Volta? e Branco Sai, Preto Fica.

Ainda na quinta, o Instituto Moreira Salles lança um site dedicado ao fotojornalismo. Além de apresentar a trajetória de fotógrafos de diferentes gerações e regiões do país, o portal Testemunha Ocular também deve abrigar dossiês temáticos, ensaios críticos e depoimentos em vídeo. A concepção do projeto é do jornalista Flávio Pinheiro.

A galeria Arte132 disponibilizou em vídeo uma visita guiada pela curadora Lilia Schwarcz à exposição coletiva Vários 22, que confronta o imaginário eurocêntrico com obras de artistas contemporâneos negros e indígenas, como Jaider Esbell e Flávio Cerqueira.


LIVROS

 
 

Lembremos do Futuro, Julián Fuks (Companhia das Letras)
Seleção de 30 crônicas escritas durante as fases mais agudas da pandemia, em textos que dialogam com nossos próprios sentimentos: o medo da doença e o espanto e o horror com a atuação do governo Bolsonaro. 

Beatriz e o Poeta, Cristovão Tezza (Todavia)
Retomando a personagem de outras obras, o romance inicia com a tradutora Beatriz voltando a sair de casa passado o ápice da pandemia. É quando encontra o poeta Gabriel, conhecido de outra época e outro mundo.

Menos Que Um, Patrícia Melo (Leya)
Narrativa múltipla e de muitas vozes, reúne uma gama de personagens atravessados pela miséria – flanelinhas, camelôs, desempregados, ladrões, bêbados, viciado e catadores de lata, todos cercados pela indiferença. 

Lorenzato: Vida e Obra do Artista Mineiro Amadeo Lorenzato, Rodrigo Moura (Ubu)
Edição bilíngue que reúne os principais trabalhos do pintor mineiro Amadeo Luciano Lorenzato, que tem uma obra vasta e impressionante. Suas pinturas tratam de temas e iconografias sobre sua relação com a paisagem de Belo Horizonte, seu entorno e sua urbanização.


DISCOS

 
 

Oríkì, Iara Rennó (Independente)
Foram 13 anos de pesquisa e produção para dar conta de levar para o formato da canção a ancestralidade dos orixás. Não à toa, emergem desse mergulho na sonoridade afro-brasileira 13 canções feitas com parceiros como Curumim, Tulipa Ruiz, Carlinhos Brown, Criolo, Lucas Santanna, Rob Mazurek, Anelis Assumpção e Thalma de Freitas.

Cheia, Mari Herzer (Mamba Rec)
A DJ e produtora paulistana lançou muitas colaborações nos últimos anos, mas é a primeira vez que ela faz um disco solo. Em sua densidade, mais do que jogar com claro e escuro, Cheia brinca com matizes de cinzas, espelhando a dureza de São Paulo em climas e texturas feitas com os sintetizadores e beats erráticos.

A Lenda da Pianista Enterrada Viva, Nelson Pinton e Marco Scarassatti (Brava)
Série de improvisações gravadas antes da pandemia pela dupla que colabora há mais de 20 anos. O que conduz os nove temas improvisados é um amor pelo som do piano, entre o jazz e a vanguarda. A dupla explora o instrumento como um todo, das teclas à tampa, além de trazer os sons da icônica trompa Kirk Roland, criada por Scarassatti.

Moacir de Todos os Santos, Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz (Rocinante)
O que o maestro Letieres Leite fez com Moacir Santos foi trazer para frente as raízes afro-diaspóricas implícitas na obra do compositor. Quando apresentou ao vivo essas versões, ele disse que havia levado Moacir para passear em diferentes terreiros. Na prática, manteve as melodias e criou uma nova paisagem rítmica e harmônica. Conversa de gênios.


FILMES

 
 

Deception, Arnaud Desplechin (Mubi)
Baseado no romance de Philip Roth, o drama protagonizado por Denis Podalydès e Léa Seydoux foca nas longas conversas entre um famoso escritor norte-americano e sua amante no escritório em Londres onde se refugiam.

Dois Minutos Além do Infinito, Junta Yamaguchi (HBO Max)
Premiada em festivais de cinema fantástico na Alemanha, Itália e Canadá, a comédia japonesa de baixo orçamento parte da inusitada descoberta de Kato: a televisão do café que mantém abaixo de sua casa é capaz de prever o futuro.


SÉRIES

 
 

Tokyo Vice, Michael Mann (HBO Max)
Baseado no relato real do jornalista americano Jake Adelstein, a série acompanha o seu mergulho no submundo do Japão para investigar dois assassinatos aparentemente desconexos. Ambientada no final dos anos 1990, a série retrata a realidade do crime organizado do país, sobretudo na figura da Yakuza.

Ruptura, Ben Stiller (Apple TV)
Em nove episódios, a série acompanha o dia a dia na Lumen Industries, uma empresa gigantesca que cria uma tecnologia capaz de ligar ou desligar as partes do cérebro relacionadas ao trabalho e ao lazer, o que é feito por meio de um procedimento cirúrgico. A discussão aqui é qual a real separação entre vida pessoal e trabalho. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp