Magoo News Publicidade 1200x90
24/04/2024 às 07h26min - Atualizada em 24/04/2024 às 07h26min

Problema no Fies; invasão em sistema do governo; e morte de cão durante transporte aéreo

Alexandre Bazzan
g1

Olá, bom dia!

Estudantes relatam falhas no processo seletivo do Fies e pedem mais prazo.      

E ainda: PF identifica suspeito de invadir sistema de pagamentos do governo federal; e cachorro morre após empresa aérea colocá-lo no voo errado.

️

 Por aqui, Alexandre Bazzan, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta terça-feira até agora.

• • •

Problemas no Fies

Candidatos que se inscreveram no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) afirmaram hoje que erros do Ministério da Educação (MEC) no processo seletivo estão atrapalhando a convocação de novos alunos na lista de espera. Eles disputam mais de 67 mil vagas para fechar contratos de empréstimo e pagar a graduação. As principais reclamações dos estudantes, que relatam desespero diante do risco de não serem selecionados até o fim do prazo, são:

 o sistema de entrega de documentos tem falhas;

 as listas de espera não estão "rodando" no ritmo esperado;

 em alguns casos, a mesma pessoa está sendo aprovada em mais de uma opção de curso (algo vetado no edital do Fies).


Segundo os candidatos, essas falhas técnicas exigiriam que as inscrições fossem prorrogadas. O MEC afirmou a esse grupo de alunos, por e-mail, que não mudará as datas do programa. O processo seletivo termina em 30 de abril. 

 

Invasão de sistema do governo

A PF já identificou ao menos um dos invasores do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) , responsável pelos pagamentos do governo federal. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse hoje que ainda não sabe o nome do suspeito e que a investigação deve continuar sob sigilo nos próximos dias. Os criminosos desviaram dinheiro público por meio de um mecanismo similar ao Pix. Na ação, eles acessaram ordens bancárias de diversas entidades e alteraram dados dos beneficiários das emissões. 

LEIA TAMBÉM: 

▶️

▶️

 Criminosos agiram para desviar ao menos R$ 3,5 milhões
 

 

Morte de cão durante transporte aéreo

Um cachorro morreu hoje durante o transporte aéreo da Gollog, empresa da Gol, após ser colocado no voo errado . O golden retriever Joca deveria ter sido levado do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a Sinop (MT). Em vez disso, foi enviado a Fortaleza. Depois, voltou a SP. Por causa do erro, ficou quase 8 horas em viagem. Segundo o tutor de Joca, o veterinário havia dado um atestado indicando que o cão suportaria uma viagem de no máximo duas horas e meia. A Gol admitiu uma "falha operacional", disse ter dado o suporte necessário ao animal e que foi surpreendida pela morte do cão logo após o pouso em SP. Polícia vai investigar o caso.

LEIA TAMBÉM:

▶️

▶️

 'Dói saber que ele sofreu', diz tutor de Joca

▶️

▶️

 Voar com o pet é seguro? Veja os cuidados necessários

▶️

▶️

 Anac deixa regras a cargo de cada empresa

 

 

Imagem do dia

No Dia Mundial do livro, comemorado em 23 de abril, o g1 publicou uma reportagem sobre a Biblioteca de Obras Raras da Unicamp, em Campinas, no interior de São Paulo. A instituição tem a responsabilidade de guardar alguns dos itens mais raros da produção bibliográfica do mundo, compondo um acervo de mais de 100 mil exemplares. O mais antigo é um volume medieval litúrgico, que reúne músicas e coros. Produzido no século 13, ele foi manuscrito em couro de bezerro e tem detalhes em metal. Saiba mais.

 

 

O Assunto 

Episódio #1.198: O peso do Judiciário no funcionalismo. Natuza Nery entrevista Gabriela Lotta, professora de Administração Pública da FGV-SP. No próximo episódio: a denúncia contra Carla Zambelli e como ela ficou isolada.

 

 

 

 

também teve isto 

 

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp