Magoo News Publicidade 1200x90
03/04/2024 às 22h49min - Atualizada em 04/04/2024 às 07h13min

Diversidade Dividida

Patricia Lopes
pluriebr.com.br
Plurie BR
 

O assunto: Diversidade Nas Empresas,  tem acalorado discussões e dividido opiniões. Mas afinal, é válido ter uma área focada em realizar ações de diversidade, equidade e inclusão ou essa política precisa estar disseminada por todas as áreas? Nossa resposta é: Depende! 

 

Mesmo estando no Brasil, um país que tem 56% da população que se declara como negra, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, que consideram pessoas pretas e pardas na somatória, o conhecimento sobre as questões raciais estão bastante distantes da realidade de grande parte da população. 

  O que fica muito bem refletido nas relações de trabalho e no cotidiano de grandes, médias ou pequenas empresas. É preciso reconhecermos que há um processo enraizado em nossa cultura que permite que o racismo seja uma pauta vivenciada, mas não resolvida. E quando pensamos a partir de um olhar de lucro e atenção aos resultados, como é o foco de muitas empresas, temos aí um ingrediente a mais que não permite que a conta feche. 
  Se a falta de diversidade é um impeditivo para o aumento dos lucros, ter uma área focada em diversidade parece ser a solução. Mas não é bem assim, por isso, a resposta é complexa, já que a pergunta é desafiadora! 

É necessário reconhecer a importância da diversidade nas empresas. Estudos têm demonstrado que organizações que promovem a diversidade em suas equipes tendem a ser mais inovadoras, criativas e competitivas no mercado. Além disso, a diversidade promove um ambiente de trabalho mais inclusivo e justo, onde todos os colaboradores se sentem valorizados e respeitados.

No estudo realizado pela Grant Thornton, uma das maiores empresas globais de auditoria, consultoria e tributos, em parceria com a PlurieBR, 1ª plataforma SaaS de gestão de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento do país ouviu 1238 pessoas de diversos cargos corporativos no Brasil e identificou, que a cultura de DE&I se mostra mais presente nas organizações  e que 77% afirmaram que  identificam ações de DE&I em suas empresas, como por exemplo: palestras, lives, rodas de conversa para sensibilização dos temas de diversidade, programas de formação de liderança, organização de grupos ou comitês de afinidade (grupos que conversam sobre avanços de pautas como: gênero, raça, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência).

Esse alto índice de entendimento sobre a importância do tema, no entanto, não reverbera nas ações efetivas das empresas que vivem um momento de transformação e estão buscando novas abordagens para trabalhar a diversidade, despontando como principais focos: a análise de dados e estratégia de negócio como uma das principais alterações. 

Em resumo, a questão de se é válido ter uma área específica dedicada à diversidade nas empresas ou se essa política deve ser disseminada por todas as áreas não tem uma resposta única e definitiva: depende do contexto e das necessidades específicas de cada organização. O fundamental é que todas as empresas reconheçam e legitimem na prática a importância da diversidade e estejam de fato comprometidas em promover em todas as áreas e níveis da organização, sem esquecer da busca pela saúde financeira de cada negócio.

Laura Salles
CEO da Plurie BR
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp