Magoo News Publicidade 1200x90
12/07/2023 às 07h15min - Atualizada em 12/07/2023 às 07h15min

Brasil registra deflação

Fernanda Berlinck
g1

Olá, bom dia!

Brasil tem deflação em junho e analistas reforçam que cenário é favorável para corte de juros.

E ainda: assassina da 'Família Manson', seita que marcou a história dos EUA, deixa a prisão após 53 anos; nigerianos passam 15 dias escondidos em leme de navio e são descobertos no Espírito Santo; reportagem explica quem é Marlene Mattos; e podcast 'O Assunto' chega ao episódio de número 1.000.

️

 Por aqui, Fernanda Berlinck, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta terça-feira até agora.

• • •

Brasil tem deflação em junho e analistas reforçam que cenário é favorável para corte de juros

O Brasil teve deflação de 0,08% em junho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com esse número, a inflação acumulada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 12 meses é de 3,16%.

Além da forte desaceleração observada nos números oficiais — vale lembrar que, há um ano, o IPCA de 12 meses era bem maior, de 11,89% —, as expectativas do mercado financeiro para a inflação brasileira em 2023 também vêm caindo há meses. Entenda na reportagem.

Segundo especialistas ouvidos pelo g1, o ambiente para a redução da Selic, taxa básica de juros, é favorável. As principais razões para isso são:

 o Brasil iniciou o processo de altas nos juros antes de todo o mundo e, por isso, consegue agora começar a trazer a inflação para próximo da meta enquanto outros países ainda enfrentam maior pressão nos preços;

 boa parte da desaceleração da inflação no último ano se deu por conta da desoneração dos preços de combustíveis, mas a volta da tributação em julho deve ser compensada pela redução do valor do petróleo no exterior;

 não há no radar nenhum fator, interno ou externo, que poderia levar os preços a subirem muito até o fim do ano, o que deve manter a inflação perto da meta do BC;

 o arcabouço fiscal traz mais tranquilidade para o mercado e ajuda a ancorar as expectativas para a inflação, já que indicam um maior controle dos gastos da União;

 o dólar vive um período de desvalorização no Brasil e no mundo, e isso ajuda a manter os preços controlados.

 Para ficar por dentro do assunto:

 

CPI dos Atos Golpistas

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid se calou hoje na CPI. A Comissão recebeu a lista de pessoas que foram visitá-lo na prisão, entre elas estão: Eduardo Pazuello e Fabio Wajngarten. Leia mais.

 

Imagem do dia

A Floresta da Tijuca, uma das maiores áreas verdes urbanas do mundo, “esconde” a gigantesca carcaça do que era para ter sido uma sensação no Rio da década de 1950: um hotel de luxo, conhecido na época como Gávea Tourist Hotel. O g1 subiu os mais de 270 degraus da construção abandonada e percorreu os 16 andares do empreendimento, que foi concebido em 1953 e, mesmo depois de 70 anos, nunca passou de um esqueleto inacabado. Assista aqui.

 

O Assunto 

Episódio #1000: Endividamento, e como sair dele. Natuza Nery entrevistou, ao vivo, Myrian Lund. A especialista em finanças ajuda a esclarecer dúvidas de quem tem dívidas e precisa organizar as contas. No próximo episódio: autismo.

 

 

 

também teve isto 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp