Ter uma ideologia clara não é apenas uma frase bonita na parede ou no site, mas sim a materialização da cultura corporativa, da identidade da empresa. A definição da missão, visão e valores (MVV) não pode ser subestimada, pois será um recurso potente nos princípios que guiam o comportamento dos funcionários, na atração e retenção de talentos, em como a marca é percebida pelo mundo externo e na estruturação de um plano de ação para que a companhia alcance os objetivos traçados.
Em meados do século XX, o austríaco Peter Drucker, escritor e professor considerado o “pai” da administração moderna, afirmou que não é apenas o nome da empresa ou o produto que ela oferece que define a sua razão de existir, mas sim, a sua missão. Nela, estão estabelecidos os benefícios para o público-alvo, o diferencial competitivo e os interesses macro.
Na elaboração da missão, objetividade e clareza são primordiais. A da Packseven, por exemplo, é “oferecer as melhores soluções em embalagens”. É preciso ser direto sobre qual necessidade do público-alvo a companhia irá atender ou quais obstáculos irá resolver, comunicando a essência do negócio. É uma declaração que define o propósito da empresa, o que ela faz e para quem.
A visão, por sua vez, reflete o futuro almejado para o negócio. Ela deve ser inspiradora e desafiadora, dando um sentido de direção para a companhia e seus colaboradores. Ou seja, é um guia que ajuda a elucidar o que a empresa quer ser no futuro e que, consequentemente, contribui para as decisões a serem tomadas. Esse futuro, entretanto, pode ser a curto, médio ou longo prazo.
Já os valores são os princípios que orientam as decisões e ações da empresa. Eles devem ser autênticos e refletir a cultura da organização. Na Packseven, dividimos nossos valores em três grandes pilares: persistência e coragem; foco e comprometimento. Persistência e coragem para fazer acontecer enfrentando os desafios; foco na satisfação dos colaboradores, clientes e em um meio de produção cada vez mais sustentável; e comprometimento em gerar os melhores resultados e manter um crescimento constante.
O trio Missão, Visão e Valores não se limita a questões internas. É preciso observar o mercado, as mudanças de hábitos, os cenários e refleti-los de forma assertiva, mostrando ao mercado sua identidade e diferenciais, inspirando, engajando e atraindo clientes e parceiros que compartilhem dos mesmos princípios. Uma ideologia bem definida é uma ferramenta essencial para orientar ações mais consistentes e alinhadas com a cultura organizacional, evitando desvios que possam comprometer a reputação e os resultados.
É importante destacar que a ideologia do negócio não deve ser vista como algo estático ou imutável. Afinal, o mundo está em constante transformação e, naturalmente, as organizações também. Por isso, a MVV deve ser constantemente avaliada e atualizada, de acordo com as evoluções do mercado e da sociedade. Uma empresa que se adapta rapidamente às mudanças e evolui sua ideologia se torna mais resiliente e relevante ao longo do tempo.
Quanto antes a ideologia estiver bem estabelecida, mais ferramentas estarão disponíveis para guiar a empresa rumo aos objetivos traçados, com confiança, credibilidade e engajamento de colaboradores, clientes e parceiros. São as companhias com princípios fortes, que realmente são colocados em prática, que se mantêm relevantes e competitivas em um mercado em constante evolução.
*Kléber Ávila é CEO da Packseven e possui ampla experiência na indústria. Sua formação contempla Administração com ênfase em Comércio Exterior na FMPFM (Faculdade Municipal Professor Francisco Motoro), especializações na Fundação Dom Cabral e na FGV (Fundação Getúlio Vargas). À frente da Packseven, o executivo se destaca por sua grande capacidade de gestão e melhora considerável do desempenho da empresa.