Magoo News Publicidade 1200x90
11/04/2023 às 08h03min - Atualizada em 11/04/2023 às 08h03min

PF vai interrogar general sobre o 8 de janeiro

Meio

A Polícia Federal intimou 80 militares do Exército a deporem amanhã sobre a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro, conta Aguirre Talento. Entre eles estão o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que chefiou o Comando Militar do Planalto, e o tenente-coronel Jorge Fernandes da Hora, que comandou o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP). É uma das maiores investigações sobre integrantes das Forças Armadas desde o fim da ditadura, em 1985. A PF investiga se houve omissão desses militares na invasão das sedes dos Três Poderes por militantes bolsonaristas. O general foi nomeado para o CMP por Jair Bolsonaro e inicialmente mantido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas acabou exonerado após o 8 de janeiro. Os agentes federais montaram o força-tarefa para tomar todos os depoimentos num único dia. (UOL)

A defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres pediu a revogação de sua prisão ao ministro do STF Alexandre de Moraes. Torres, que se tornou secretário de Segurança do DF com o fim do governo Bolsonaro, está preso desde 14 de janeiro por suspeita de omissão na tentativa de golpe. Ele também é investigado devido à minuta de um decreto golpista encontrada pela PF em sua casa. O documento previa a decretação de um “estado de Defesa” no TSE, o que não tem previsão constitucional, para anular a eleição presidencial do ano passado. (Poder360)

 

Se for governar pensando em pessimistas, melhor desistir. A afirmação foi feita ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião de balanço dos cem primeiros dias do seu governo, com a participação de todos os 37 ministros, no Palácio do Planalto. “Ninguém acredita no governo que acorda todo dia [e diz]: 'Ah o PIB não vai crescer, ah porque a economia não está muito boa, ah porque o FMI disse tal coisa, ah porque o Banco Mundial disse tal coisa, ah porque o mercado financeiro disse tal coisa'. Olha, se a gente for governar pensando nisso, é melhor desistir”, afirmou Lula, que tem sido criticado por aliados por ainda não ter imprimido uma marca ao novo mandato e aproveitou a ocasião para cobrar seus ministros. Também aproveitou o encontro para elogiar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o novo arcabouço fiscal. “Haddad, de vez em quando eu sei que você ouve algumas críticas, tenho que elogiar você e a equipe que trabalharam porque certamente, em se tratando de economia, em se tratando de política tributária, a gente nunca vai ter 100% de solidariedade”, disse o presidente. Por outro lado, voltou a criticar os juros altos: “Continuo achando que estão brincando com o país, brincando sobretudo com o povo pobre e com os empresários que querem investir. Só não vê quem não quer”. (Folha)

Lula anunciou na mesma reunião que o novo plano de investimento em infraestrutura, em substituição ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), terá seis eixos estratégicos: transportes, infraestrutura social, inclusão digital e conectividade, infraestrutura urbana, água para todos e transição energética. A previsão é que o novo programa seja anunciado até o início de maio. (Agência Brasil)

Amigos do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, acham que ele deveria renunciar ao cargo diante do comportamento do governo. É o que disse à CNN Brasil Rubem Novaes, ex-presidente do Banco do Brasil no governo Bolsonaro, amigo de longa data do chefe do BC. “Está tudo armado para colocar a culpa nele pela recessão, inflação, aumento do desemprego. Estão dando uma missão impossível para o Roberto e vão depois crucificá-lo.” (CNN Brasil)

Meio em vídeo. No #MesaDoMeio de hoje, Mariliz Pereira Jorge, Christian Lynch e Pedro Doria vão debater quais os pontos positivos e negativos dos cem dias de governo Lula e, também, como anda a atuação dos governadores estaduais pelo Brasil. Ao vivo, às 19h. Em seguida, os três respondem a perguntas do público no segmento reservado a assinantes premium. Assine. (YouTube)

 

Quarenta autoridades, entre ministros, governadores, senadores e deputados federais, acompanharão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua viagem à China, que começa hoje. Empresários também devem integrar a comitiva. Lula deve se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, para tratar de relações comerciais e do cenário global. Além disso, a viagem – adiada no último dia 26 devido a problemas de saúde do presidente brasileiro – deve ser marcada pela assinatura de acordos entre os dois países. (g1)

Meio em vídeo. Depois dos primeiros cem dias do governo Lula, já dá para ter um cheiro do que será esse mandato? Aliás, o que deveria ser o governo Lula? Vamos ver como o mundo está organizado para entender que caminho o governo precisa seguir? Confira a análise de Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp