Magoo News Publicidade 1200x90
07/03/2023 às 10h08min - Atualizada em 07/03/2023 às 10h08min

'Carteirada' para liberar joias.Quer saber tudo o que está acontecendo?

Fernanda Berlinck
g1

Olá, bom dia!

O governo Jair Bolsonaro tentou trazer ao Brasil, de forma irregular, em outubro de 2021, joias avaliadas em R$ 16,5 milhões, que eram presentes do governo da Arábia Saudita para a então primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

E ainda: reportagem explica o que você pode trazer do exterior sem ser taxado; Guia de Compras te ajuda a escolher microfones USB que melhoram reuniões, gravação de podcasts e games; e ciclone extratropical provoca alagamentos, chuva volumosa e interdições em Santa Catarina.

Por aqui, Fernanda Berlinck, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta segunda-feira até agora.

• • •

Por e-mail, chefe da Receita tentou 'carteirada' para liberar joias para família Bolsonaro

O governo Jair Bolsonaro tentou trazer ao Brasil, de forma irregular, em outubro de 2021, joias avaliadas em R$ 16,5 milhões. A informação foi revelada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e confirmada pela TV Globo. As joias eram presentes do governo da Arábia Saudita para a então primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

As joias poderiam ter entrado no Brasil sem pagar imposto, desde que fossem declaradas como presente para o Estado brasileiro, mas, neste caso, ficariam com a União, não com Michelle. Veja aqui quem são os envolvidos no caso.

Tentativa de 'carteirada'

Andreia Sadi publicou hoje, em seu blog no g1, a ordem do então chefe da Receita Federal no Brasil, Julio Cesar Vieira Gomes, para que a Superintendência da Receita em São Paulo passasse por cima de protocolos oficiais. Gomes pedia que a Receita entregasse, para um militar enviado às pressas pelo gabinete pessoal de Bolsonaro, as joias retidas com a comitiva presidencial que voltava da Arábia Saudita em outubro de 2021.

Aliados de Bolsonaro disseram ao blog que o então presidente, ao ser alertado pelo chefe da Receita, o auditor Júlio Gomes, de que era preciso resgatar o que ainda estava em Guarulhos, "ficou pilhado" pois, nas palavras de um ex-assessor da cozinha do Planalto, não queria "deixar nada para a gestão Lula'' — o que não faz sentido, já que, se as joias fossem para União (uma das versões apresentadas por bolsonaristas para minimizar o escândalo), seriam patrimônio do Estado e não de um presidente A ou B. Leia aqui o que diz o documento.

LEIA MAIS

• Camarotti: aliados evitam defender Bolsonaro após explicação frágil sobre joias
• Julio Cesar Vieira Gomes: governo Bolsonaro deu cargo em Paris a chefe da Receita após tentativa de liberação de joias para Michelle
• Haddad cancelou nomeação: 'Fica claro que algo estranho estava acontecendo'
• Receita vai investigar 2º lote de joias enviadas por sauditas a Bolsonaro

 

Imagem do dia

A concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal de São Paulo determinou novas regras aos lojistas para tentar evitar a intimidação de clientes e coibir o chamado "golpe da fruta", que consiste em coagir clientes a comprarem frutas por valores muito acima da média. Entenda as determinações na reportagem.

 

O Assunto 

Episódio #913: George Santos e suas mentiras nos EUA. Natuza Nery conversa com os jornalistas João Batista Jr. e Carolina Cimenti. No próximo episódio: o caso das joias dadas pela Arábia Saudita a Michelle Bolsonaro.

 

 

 

também teve isto 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp