Magoo News Publicidade 1200x90
10/02/2023 às 07h24min - Atualizada em 10/02/2023 às 07h24min

Plano de recuperação judicial não é cumprido, e Livraria Cultura tem falência decretada pela Justiça.

FolhaMercado
Falência da Livraria Cultura
A Livraria Cultura teve sua falência decretada nesta quinta (9) pela Justiça. A empresa estava em processo de recuperação judicial desde 2018, em meio a uma crise do mercado editorial brasileiro.

Segundo o juiz Ralpho Waldo De Barros Monteiro Filho, o plano de recuperação judicial vinha sendo descumprido e a prestação de informações no processo vinha sendo feita de modo incompleto.
  • "É com certa tristeza que se reconhece, no campo jurídico, não ter o grupo logrado êxito na superação da sua crise", afirmou.
A lacração das lojas da empresa fica autorizada imediatamente. Depois, começa o levantamento dos ativos da empresa e a venda deles para pagar os credores.

Relembre: na época em que entrou em recuperação judicial, a Cultura declarou ter R$ 285,4 milhões em dívidas.
  • Altos custos de produção, queda na demanda por livros, falta de interesse por leitura e a profunda crise econômica do país desde 2014 foram apontados pela administração da livraria como os principais motivos para a derrocada financeira.
     
  • Antes da crise que atingiu o setor livreiro, a rede vinha investindo em uma política de expansão. Em 2009, um fundo de investimentos chegou a comprar participação no negócio, mas deixou a Cultura em 2016. 
     
  • Em 2017, já em crise, a Cultura comprou a Estante Virtual, principal site especializado na venda de livros usados, que depois foi vendida para o Magazine Luiza em 2020, por R$ 31 milhões.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp