Magoo News Publicidade 1200x90
25/08/2021 às 13h51min - Atualizada em 25/08/2021 às 14h00min

PF cumpre mandado de busca e apreensão contra desvios de auxílio emergencial em Piracicaba

Investigação aponta desvio de pelo menos 19 auxílios de pessoas de todo país.

G1
https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2021/08/25/pf-cumpre-mandado-de-busca-e-apreensao-contra-desvios-de-auxilio-emergencial-em-piracicaba.ghtml

Investigação aponta desvio de pelo menos 19 auxílios de pessoas de todo país. Materiais apreendidos em investigação contra fraudes em Auxílio Emergencial em Piracicaba
Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal de Piracicaba (SP) cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma investigação contra fraudes no auxílio emergencial.
A apuração, que começou no início desse ano, aponta que em um período de 20 dias pelo menos 19 auxílios de terceiros, moradores de várias partes do país, foram desviados.
Segundo a PF, as pessoas que tiveram o benefício desviado vivem em situação de vulnerabilidade social por conta da pandemia da Covid-19. A investigação segue com análise do material que foi apreendido e depoimento dos investigados.
Se condenados, os suspeitos responderão pelo crime de furto qualificado mediante fraude, previsto no Código Penal, cuja pena varia de 4 a 8 anos de reclusão.
O G1 questionou a corporação quais materiais foram apreendidos, onde ocorreram as buscas e se houve prisões, mas não houve retorno até a última atualização desta reportagem.
Outros casos
Em julho, a PF cumpriu três mandados de busca e apreensão contra o mesmo tipo de crime, em Limeira (SP).
Nesse caso, investigação apontou que, em um período de apenas dez dias, os criminosos desviaram, pelo menos, 40 auxílios emergenciais de outras pessoas, moradoras de diferentes estados no país, em condições de vulnerabilidade social.
Operação contra fraude no auxílio emergencial em Limeira
Divulgação/ Polícia Federal
Segundo a polícia, fraudes ocorriam por meio da inserção da identidade de quem tinha direito ao benefício e de outros dados falsos no aplicativo da Caixa onde são feitas as requisições.
Na sequência, eram criadas contas em uma plataforma para recepção do dinheiro em nome de “laranjas”, com objetivo de dificultar o rastreamento e identificação dos fraudadores. Então, diversas operações financeiras eram realizadas até a retirada de todos os recursos.
Prisão
Também em julho, a Polícia Militar prendeu um homem que responde processo na Justiça por desvio de valores de auxílio emergencial que totalizam R$ 17 mil, no Jardim Alto do Lago, em Limeira.
Suspeito foi apresentado no Plantão Policial de Limeira, onde ficou preso
Divulgação/ Polícia Militar
Conforme registro policial, o suspeito foi abordado durante patrulhamento por demonstrar atitude suspeita.
Durante consulta de dados nos sistemas criminais foi constatado que havia um mandado de prisão contra ele, expedido pela 1ª Vara Federal de Limeira. O indiciado foi apresentado no Plantão Policial de Limeira, onde permaneceu preso.
VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba

Fonte: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2021/08/25/pf-cumpre-mandado-de-busca-e-apreensao-contra-desvios-de-auxilio-emergencial-em-piracicaba.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp