Magoo News Publicidade 1200x90
27/09/2021 às 16h24min - Atualizada em 27/09/2021 às 18h00min

Museu do Tropeiro é reaberto em Ipoema, distrito de Itabira

Local estava com atividades suspensas desde o início da pandemia. Com a melhora no cenário epidemiológico do município, foi autorizada a retomada

Notícia1
https://noticia1.com/noticia/680/museu-do-tropeiro-e-reaberto-em-ipoema-distrito-de-itabira.html

A força do turismo e como a atividade pode ser relevante para a diversificação da economia de Itabira foi o tom do discurso do prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, durante a reabertura do Museu do Tropeiro, em Ipoema, na noite do último sábado (25). O chefe do Executivo traçou planos para a região dos distritos e reafirmou a pretensão de asfaltar a rodovia que interliga Ipoema e Senhora do Carmo.

O Museu do Tropeiro estava com atividades suspensas desde o início da pandemia. Com a melhora no cenário epidemiológico do município, foi autorizada a retomada. O equipamento cultural conserva relíquias dos viajantes que contribuíram para a história de Minas Gerais. São aproximadamente 600 peças que traduzem as características do tropeirismo mineiro e alas destinadas a tropeiros de outras regiões. Neste início, as visitações ainda serão limitadas a grupos de dez pessoas, sempre de terça a domingo.

“Sem dúvidas, é um momento que reapresenta uma mudança de rumos para o Museu do Tropeiro. A gente enxerga esse equipamento como um fomentador da economia criativa aqui na região dos distritos”, disse a gerente do Museu, Tayane Campos, ipoemense e neta de um tropeiro que percorreu Minas Gerais.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Breno Pires, destacou a importância do Museu enquanto fonte de registro histórico. “O Museu do Tropeiro é uma referência para a Estrada Real e para toda a história que aqui já aconteceu”, declarou.

Também presente à reabertura, o vice-prefeito Marco Antônio Gomes disse que a reabertura do Museu do Tropeiro é simbólica. “Estou muito alegre pela reabertura. É a reabertura de Itabira para o turismo, para Minas e para o Brasil”, comentou.

Além da mineração

Em seu discurso, o chefe do Executivo afirmou que a atividade turística será um dos pilares para o desenvolvimento econômico de Itabira no pós-mineração. Marco Antônio citou a influência de Carlos Drummond de Andrade, mas elencou também o potencial das belezas naturais dos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo.

“É por isso que tenho insistido tanto na necessidade do asfaltamento entre os dois distritos. Nós vamos fazer. Será uma estrada especial, mais ampla, justamente para impulsionar a atividade turística. Não é só colocar asfalto. É um símbolo de desenvolvimento e de geração de emprego”, enfatizou Marco Antônio.

O prefeito ainda disse que quer um maior envolvimento da comunidade com o Museu do Tropeiro, sobretudo das escolas. “Precisamos dessa integração. Um equipamento como este só tem sentido se ele participa do enriquecimento cultural da comunidade”, finalizou.



Fonte: https://noticia1.com/noticia/680/museu-do-tropeiro-e-reaberto-em-ipoema-distrito-de-itabira.html
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp