Magoo News Publicidade 1200x90
27/09/2021 às 07h01min - Atualizada em 27/09/2021 às 07h01min

5 Fatos para ler no café da manhã

CNN
CNN
 
Segunda-feira, 27 de setembro de 2021

A CPI da Pandemia ouve amanhã a advogada Bruna Morato, representante dos médicos que elaboraram um dossiê contra a Prevent Senior e, na quarta-feira (29), receberá o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan. A Prevent Senior é investigada por uma série de irregularidades, como a realização de testes com cloroquina no tratamento da Covid-19 e a ocultação de informações dos pacientes. Já Luciano Hang é acusado de fazer parte do “gabinete paralelo”, grupo que assessorava o presidente Jair Bolsonaro nas questões relacionadas à pandemia.
 
 

CPI da Pandemia
A advogada Bruna Morato, representante dos médicos que elaboraram dossiê contra a Prevent Senior, e o empresário Luciano Hang estão na agenda da CPI da Pandemia para esta semana. Além disso, a Comissão voltou a considerar a possibilidade de marcar o depoimento do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, na fase final da comissão de inquérito. O campo majoritário cogitou, antes do recesso parlamentar, convocar o ministro, que estava à frente da Casa Civil no período de maior agravamento da pandemia do coronavírus no país. Na época, porém, não houve consenso na cúpula da comissão. O tema deve ser discutido nesta semana pelo chamado G7, grupo de senadores independentes e de oposição. Hoje o campo majoritário se reunirá para definir o depoimento da próxima quinta-feira (30).

Mil dias
O governo Bolsonaro completa mil dias nesta segunda-feira (27), e o presidente planeja fazer um balanço do período, agora que testou negativo para Covid-19 e pode sair do isolamento a que está submetido desde que voltou dos Estados Unidos. Além de uma cerimônia a ser realizada hoje no Palácio do Planalto em comemoração à data, apresentando os feitos de 1º de janeiro de 2019 até agora, haverá uma série de viagens de Bolsonaro pelo país de terça (28) a sexta-feira (1º), percorrendo com ministros as regiões: Nordeste na terça (28), Norte na quarta (29), Sudeste na quinta (30) e Sul na sexta-feira (1º). As viagens têm como objetivo realizar a entrega de obras e anúncios de parcerias com gestores municipais e estaduais.

Tempestade de areia
Moradores de diversas cidades no interior de São Paulo registraram uma tempestade de areia na tarde de ontem. O céu de Guaíra, por exemplo, escureceu com a enorme quantidade de poeira. De acordo com a Defesa Civil, por causa da falta de chuva, o solo estava seco na região e fortes rajadas de vento a quase 100 km/h fizeram com que a poeira se levantasse. A areia seguiu no sentido norte do estado, atingindo além de Guaíra, Ribeirão Preto, Franca, Orlândia, Jardinópolis e Viradouro, entre outras cidades. A região registrou fortes tempestades após o fenômeno.

Estagflação

Os preços sobem e a vida não melhora. Essa combinação de percepções atingiu com mais força a vida do brasileiro nos últimos meses e pode ficar pior. Isso porque falta pouco para o país reviver um quadro de estagflação, alertam especialistas ouvidos pelo CNN Brasil Business. Esse cenário se configura quando dois monstros da economia se juntam: inflação alta com baixo crescimento. Pressionado sobretudo pelos combustíveis e pela energia elétrica, o IPCA, índice oficial de preços, já encostou nos dois dígitos em 12 meses, muito acima do teto da meta para o ano. Enquanto isso, as previsões para o avanço do PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre já ficam perto de zero, depois de uma leve queda na atividade de 0,1% de abril a junho.

Alemanha
A eleição deste domingo na Alemanha marcou o início da sucessão da chanceler Angela Merkel depois de 16 anos no comando do país — os quatro mandatos consecutivos fazem dela uma das líderes mais longevas da Europa contemporânea. E isso com uma popularidade de dar inveja a boa parte dos governantes do mundo ocidental: no auge do combate à pandemia na Europa, em janeiro, o índice de satisfação do cidadão alemão com seu governo era de 75% — atualmente, está em 67%. Apesar da boa avaliação, o partido apoiado por Merkel, a União Democrática Cristã (CDU), não obteve a maioria dos votos. O resultado, porém, ainda não determina o próximo governo, que depende das negociações de coalizão e deve ser anunciado oficialmente nas próximas semanas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp