Magoo News Publicidade 1200x90
12/08/2022 às 16h47min - Atualizada em 12/08/2022 às 16h47min

Profissionais de saúde de Itabira e região recebem orientações sobre a varíola dos macacos

Cerca de 200 profissionais presentes à reunião de trabalho no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

PMI
Profissionais participaram de treinamento do teatro da FCCDA

A Prefeitura de Itabira, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, nessa quinta-feira (11), na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, treinamento para médicos e enfermeiros sobre a varíola dos macacos (monkeypox). Foram apresentadas orientações para identificação clínica da doença, manejo e medidas de prevenção e controle adequadas, seguindo as normas preconizadas pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS) e os conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias de Saúde (Conasems).

Cerca de 200 profissionais presentes à reunião de trabalho contaram com palestras da médica infectologista Andréa Maria de Assis Cabral, referência municipal para assuntos de emergência em saúde pública, e da enfermeira Vanessa Cristina Maimone  Maia, servidora da saúde municipal com atuação na área de Vigilância Epidemiológica. A secretária municipal de Saúde, Clarissa Lages, também participou do treinamento.

Com mais de 19 mil casos notificados em 75 países desde o início de maio deste ano, o atual surto de monkeypox é considerada uma emergência de saúde pública de importância internacional. Nas Américas a incidência da doença ocupa o segundo lugar e o Brasil é o terceiro país com maior número de casos. Em Itabira não há casos confirmados.

Médica Andréa Cabral

A doença

“A monkeypox é uma doença viral endêmica em alguns países do continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos. Ela pode atingir qualquer pessoa e os sintomas são similares ao da varíola. Incluem lesões na pele e febre, que em casos mais severos podem durar entre duas a quatro semanas. A doença é transmitida pelo contato pele a pele, no entanto pode ocorrer também por meio de materiais contaminados, como roupas e lençóis ou por partículas da respiração. O período de incubação do vírus é geralmente de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias”, esclareceu Andréa Cabral.

Vacina e casos confirmados da doença

Segundo Andréa, o Brasil já apresenta mais de 1.200 casos confirmados da doença por meio de exames de laboratórios credenciados distribuídos regionalmente pelo Ministério da Saúde. “A vacinação contra a varíola recebida até o final da década de 1970 é eficaz também para a monkeypox, no entanto, pessoas com 50 anos ou menos podem estar mais suscetíveis já que as campanhas de vacinação contra a varíola foram interrompidas pelo mundo quando a doença foi erradicada em 1980. Novas vacinas e testes estão sendo desenvolvidos em todos o mundo, dentre as quais uma foi aprovada para monkeypox pela OMS, mas não temos vacinas no Brasil ainda”, pontuou a infectologista.

O que o profissional precisa saber?

Enfermeira Vanessa Maiomone

A enfermeira Vanessa Maimone apresentou aos profissionais os protocolos de atendimentos e fichas de registros dos casos suspeitos da varíola dos macacos construídos pela equipe técnica de saúde municipal, e pontuou algumas observações importantes quanto ao acolhimento de pacientes, principalmente quanto àqueles de proteção e prevenção da doença, como o uso habitual de máscaras e equipamentos de proteção individual: luvas, avental e o álcool em gel, o manuseio do material descartável de coleta dos exames e a forma correta de acondicionamento para envio ao laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), credenciado para a nossa região de saúde.

Maiomone pontuou que, no momento, é normal que as pessoas e os profissionais fiquem inseguros e com medo de contrair a doença, mas que os serviços de saúde estão sendo cuidadosamente preparados e treinados para conduzir os casos suspeitos seguindo as normas do Ministério da Saúde. 

“Ao apresentarem sintomas da Varíola dos Macacos, a Secretaria de Saúde solicita que a população procure imediatamente os serviços dos PSFs para que seja feita a notificação, e o isolamento do caso suspeito, bem como a coleta oportuna dos exames necessários à verificação de positividade ou não dos casos. Estou à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos e dúvidas sobre o preenchimento correto das fichas de notificação da doença e os protocolos de atendimento”, finalizou Vanessa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp