Magoo News Publicidade 1200x90
08/08/2022 às 09h55min - Atualizada em 08/08/2022 às 09h55min

Campanha contra a Poliomielite e de Multivacinação começa nesta segunda em Itabira

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) espera ampliar as coberturas vacinais de crianças com idades de 1 ano a menos de 5 anos e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos

PMI

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação começa na próxima segunda-feira, 8 de agosto. Até o dia 9 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabira (SMS) espera ampliar as coberturas vacinais de crianças com idades de 1 ano a menos de 5 anos e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. No Dia D, em 20 de agosto, todas as unidades de PSFs e a Policlínica estarão funcionando, exclusivamente, no horário das 8 às 17 horas para a imunização. 

A vacinação nos dias de campanha acontece nas unidades básicas de saúde, seguindo calendário estipulado pela SMS. Confira:

O objetivo da campanha, realizada todos os anos, é ampliar a cobertura vacinal da poliomielite e reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, além de melhorar as coberturas vacinais, conforme preconiza o Calendário Nacional de Vacinação.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Natália Andrade, destaca que o sucesso da campanha depende de um esforço coletivo entre o Estado, os municípios e a própria sociedade para uma grande adesão. “Sempre reforçamos a importância de manter as rotinas de vacinas em dia. Os imunizantes disponíveis no SUS são seguros, gratuitos e podem prevenir contra mais de 30 doenças. Contamos com o apoio de toda a comunidade para elevar a cobertura vacinal tanto da pólio, quanto de outras vacinas”, reforça a superintendente.

Cobertura vacinal

Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam uma grande queda na cobertura vacinal da poliomielite desde 2016, que foi agravada ainda mais nos últimos anos, e principalmente, durante a pandemia da Covid-19, quando atingimos o índice de 75% de cobertura, muito aquém do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), que é acima de 95%.   

Para 2022, a meta é atingir os 95% ou ultrapassar esse índice de cobertura, mobilizando pais ou responsáveis a levarem suas crianças às unidades de saúde para receberem a vacina contra o vírus que provoca a poliomielite, bem como sensibilizarem seus filhos adolescentes a receber outras vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde para suas respectivas faixas etárias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp