Magoo News Publicidade 1200x90
05/08/2022 às 16h59min - Atualizada em 05/08/2022 às 16h59min

Maior evento agro da região, 34ª Expoita volta com grandes atrações e agenda extensa

A tradicional exposição agropecuária de Itabira foi retomada com uma extensa programação de shows, palestras, torneio leiteiro muito mais

PMI

A Expoita está de volta! A 34ª edição da festa agropecuária mais importante de Itabira e região retorna em 2022 e destaca um cenário favorável para o agronegócio. A exposição será de 17 a 21 de agosto, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire. Com palestras gratuitas; torneio leiteiro; exposição de bovinos, equinos e bubalinos; provas de marcha de cavalos da raça mangalarga marchador, leilão e grandes shows de artistas renomados e talentos itabiranos, o evento promete atrações para todos os públicos.

A exposição é a maior do segmento agropecuário na região. A previsão é de que aproximadamente 700 animais, entre bovinos, equinos e búfalos, de raças diversas, circulem pelo parque durante os cinco dias. A exposição também gira a economia do agronegócio, com os leilões realizados durante o evento, além de fomentar o agro, o turismo e o comércio na cidade. Com o intercâmbio de provas e espaço para expositores de Itabira, de Minas Gerais e de outros estados a cidade recebe um grande número de pessoas durante os dias do evento.

A realização da 34ª Expoita é da Prefeitura de Itabira, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ). O evento conta ainda com o apoio do Sindicato Rural de Itabira, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG).

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Rupert Barros de Freitas, reforça a necessidade da realização do evento como um grande incentivo e fomento ao setor agropecuário. “A Expoita vem para fortalecer o agronegócio. Durante os dias do evento os produtores e participantes terão a oportunidade de ter contato com diferentes raças de bovinos e equinos. A Secretaria está empenhada em trazer o que há de melhor em tecnologia em gado de corte, leite e equinos de pequenos, médios e grandes produtores”, destaca o secretário.

Além de desenvolver o agronegócio, a Expoita proporciona lazer e entretenimento para a população. A secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Natália Lacerda, pontua que a retomada do evento era um planejamento da atual gestão. “A expectativa do governo é que com o retorno do maior evento do agro, depois de muitos anos sem realização, além de movimentar o setor, potencialize, valorize e incentive outros aspectos da nossa economia. Estamos falando de lazer, turismo e geração de renda”, ressalta a secretária.

Momento importante

Na ansiedade para a Expoita, os produtores rurais de Itabira e região já têm boa notícia para comemorar. Nessa quinta-feira (4), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) conferiu ao Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (Consmepi), ao qual Itabira faz parte, o título de equivalência ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Na prática, o Mapa atesta que o selo conferido pelo Consmepi aos produtores rurais tem a mesma equivalência que o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), do Governo Federal. Dessa forma, os produtos de origem animal produzidos em Itabira e região, como carnes e derivados, leite e derivados, mel, pescados e ovos, poderão ser comercializados em todo Brasil.

Vice-presidente do Consmepi, o prefeito Marco Antônio Lage participou do lançamento do título de equivalência. Ele recebeu do ministro Marcos Montes a certificação e comemorou a liberação. “Isso abre muitas portas para os produtores da região. Na véspera da Expoita, já chegamos com essa grande notícia. Significa mais oportunidades, mais negócios e expande a possibilidade de diversificação da nossa economia. O agro é um dos pilares do nosso futuro sustentável e para nós essa expansão tem grande significado”, comentou o prefeito. 

Grandes shows são destaques na 34ª Expoita

No primeiro dia da exposição, quarta-feira (17), a entrada será gratuita para toda a população e a banda gospel Preto no Branco fará o show de abertura. Na quinta-feira (18), sobem ao palco principal do Parque de Exposições a dupla Teodoro e Sampaio e o cantor Gustavo Mioto. Na sexta-feira (19), é a vez das apresentações da dupla sertaneja Alan e Alex e Michel Teló. Já no sábado (20), a festa será aberta pela dupla Guilherme e Benuto, logo após, grande apresentação dos irmãos, Zezé de Camargo e Luciano. E no domingo (21), o encerramento da 34ª Expoita será com o show de Diego e Victor Hugo. Os artistas locais também irão se apresentar todos os dias do evento. A definição das atrações será divulgada em breve.

Ciclo de palestras

Nos dias 19 e 20 acontece no Parque de Exposição um ciclo de palestras com os seguintes temas:

- Projeto Futura: Sistema salve o bezerro macho leiteiro;

- Sistema 4-4-4: Uso de minerais e proteinados no período seco e nas águas, grandes produções em gado de leite e corte;

- Dieta de alta performance em equinos, auxiliando na prevenção de cólicas;

- Dietas e rações customizadas para otimizar os resultados na pecuária leiteira;

- Sistema semi-intensivo e intensivo na criação de gado de corte;

- Projetos: Mais Carne e Leite e Patrulha Agrícola;

- Presença da mulher na agropecuária.

As datas e horários específicos de cada palestra serão divulgados posteriormente. Acompanhe a programação nas redes sociais da Prefeitura de Itabira.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp