Magoo News Publicidade 1200x90
04/08/2022 às 17h55min - Atualizada em 04/08/2022 às 17h55min

Semana da Qualidade do Ar em Itabira tem programação educativa para alunos da rede pública

As atividades foram destinadas a estudantes das escolas Estaduais Professor Manoel Soares, do distrito de Ipoema, e Dona Eleonora Nunes Pereira

PMI

Com palestras de sensibilização passeio pelas trilhas do Parque Natural Municipal do Intelecto e aula expositiva na estação da Rede Automática de Monitoramento do Ar, cerca de 130 alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, de escolas estaduais do município, participaram das ações em comemoração à Semana da Qualidade do Ar. As atividades aconteceram, com turmas alternadas, no período de terça (2) a quinta-feira (4), no Centro Experimental de Educação Ambiental e na Praça do Areão.

A mobilização, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), visa sensibilizar os participantes quanto a importância do cuidado com a natureza, orientando sobre o período seco e a maior incidência de incêndios nesta época do ano. Os estudantes ainda conheceram como são coletados os dados para análise da qualidade do ar e o portal ItabirAR, onde são divulgados esses índices, com atualização em tempo real.

A aluna da Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira, Laura Pacífico, de 14 anos, aprovou a iniciativa e aprendeu com as atividades desenvolvidas. “Eu achei importante essa atividade interativa, serviu como conscientização. Mostrou o que a cidade está fazendo para prevenir e como nós, cidadãos, podemos contribuir para melhorar a qualidade do ar no município e deixar a cidade mais agradável, com mais qualidade de vida”, ressaltou a estudante.

Para o professor de Ciências, Felipe Rosa, a atividade extraclasse contribui com o aprendizado além de oferecer oportunidade aos alunos de visitarem novos espaços na cidade. “A gente estuda com os alunos o conteúdo de preservação, de ecologia, de forma teórica e com essa interação eles aprendem na prática. Muitos ficaram maravilhados com a mata do Intelecto, local que ainda não conheciam”, explica o professor.

Parque Natural Municipal do Intelecto

O parque é uma unidade de conservação no centro da cidade, com área de 35,13 hectares, que oferece diversas opções de lazer como trilhas para caminhadas, playground, viveiro de mudas e orquidário. A vegetação predominante é remanescente da Mata Atlântica, com espécies diversificadas, entre elas podemos citar exemplares de Jatobá, Cedro, Vinhático, Sapucaia, Braúnas, dentre outras. O espaço tem uma riqueza ambiental que vale a pena explorar.

A visitação é aberta à comunidade todos os dias, das 8h às 17h. Para visitas guiadas é importante fazer agendamento prévio pelo telefone: (031) 3839-2712 / 2715


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp