Magoo News Publicidade 1200x90
03/08/2022 às 06h22min - Atualizada em 03/08/2022 às 06h22min

Nancy Pelosi visita Taiwan e viagem é vista como 'infração severa' pela China

g1

A tensão entre o governo americano e a China agravou-se hoje, por causa da visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan. Pequim viu a viagem como uma provocação e prometeu reação militar dirigida à ilha, e afirmou que isso terá um impacto severo nas relações China-EUA. Desde a semana passada, os chineses vinham fazendo ameaças caso Pelosi fosse a Taiwan, que Pequim considera parte de seu território. A China não reconhece como um país independente a ilha de 24 milhões de habitantes, sob a qual busca ampliar influência e tomar controle. Hoje, somente 13 nações e o Vaticano reconhecem Taiwan como um Estado soberano. Já os EUA têm uma política de "ambiguidade estratégica" — na prática, significa que mantêm relações com a ilha, mas não a reconhecem como Estado.

Voo de aviões de guerra

Os chineses afirmaram que seus aviões militares sobrevoaram o Estreito de Taiwan. Segundo o Ministério da Defesa de Taiwan, a China está tentando ameaçar portos e cidades importantes ao anunciar exercícios militares ao redor da ilha nos próximos dias.

E tem mais...

Com a viagem, Pelosi tornou-se ser a primeira representante do alto escalão do governo norte-americano a visitar Taiwan desde 1997, quando o republicano Newt Gingrich foi à ilha. A visita reflete também o histórico de confronto da presidente da Câmara dos EUA com a China. Há 30 anos, a democrata apareceu de surpresa na Praça da Paz Celestial com cartazes em homenagem aos dissidentes do governo chinês mortos no protesto que marcou o local em 1989. Desde então, ela tem sido uma crítica do governo chinês, principalmente em temas relacionados aos direitos humanos. A visita, no entanto, não é aprovada sem restrições entre os americanos. Em 21 de julho, Biden - que é do mesmo partido da presidente da Câmara dos Representantes - afirmou que os militares avaliavam que a visita não era "uma boa ideia".


 Fique por dentro:


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp