24/09/2021 às 16h53min - Atualizada em 24/09/2021 às 16h53min

Semana do Turismo: Museu do Tropeiro volta a receber visitas neste sábado

Fundado em 2003, o Museu do Tropeiro é referência internacional no tributo aos tropeiros viajantes que contribuíram na construção da história de Minas Gerais e do Brasil.

Coordenadoria de Comunicação Social PMI
Coordenadoria de Comunicação Social PMI
Museu do Tropeiro em Ipoema-Itabira MG Foto:PMI

O Museu do Tropeiro reabrirá suas portas aos visitantes neste sábado (25), a partir das 19 horas. O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, participa do evento no distrito de Ipoema. O espaço estava fechado para visitação há quase dois anos por causa da pandemia de Covid-19.

Fundado em 2003, o Museu do Tropeiro é referência internacional no tributo aos tropeiros viajantes que contribuíram na construção da história de Minas Gerais e do Brasil. O acervo da instituição possui aproximadamente 600 peças que traduzem as características do tropeirismo mineiro e alas destinadas a tropeiros de outras regiões. São bruacas, equipamentos de montaria, comércio e representações que remetem à atividade do tropeirismo. O Museu foi criado como um ecomuseu, o que representa um passo à frente na evolução destas instituições.

A reabertura do espaço cultural é um dos pontos altos da programação da Semana do Turismo que, este ano, inclui ainda atrações da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais e da 15ª Semana Primavera de Museus. Haverá apresentações artísticas, mas sem comercialização de bebidas e comidas típicas da região, por causa da Covid-19. Todos os protocolos sanitários, determinados por decretos municipais e estaduais, serão cumpridos, como o uso obrigatório da máscara de proteção, disponibilidade de álcool em gel e aferição de temperatura, por exemplo.

Para visitação, é necessário agendar um horário por telefone, whatsapp ou pelas redes sociais do Museu (Facebook e Instagram). O Museu do Tropeiro fica na Travessa Professor Manoel Soares, 217, em Ipoema. O telefone para contato é o (31) 3839-2991.

por Coordenadoria de Comunicação Social


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp