Magoo News Publicidade 1200x90
15/07/2022 às 08h12min - Atualizada em 15/07/2022 às 08h12min

18 meses, 36 ligações e 95% de desconto: Como funciona uma negociação de superdívidas

g1

Uma reportagem especial do g1 mostra a saga da negociação de pessoas com dívidas gigantescas que se tornam impagáveis e ameaçam sua sobrevivência. É o caso da Eliane, que depois de um ano e meio, 36 ligações com credores e muita dificuldade conseguiu quitar uma dívida de R$900 mil com um desconto de 95,5% — ou seja, ela pagou R$ 40 mil. Entenda como funcionam estas negociações.

Para entender... Uma pessoa superendividada é aquela que não consegue pagar todas as suas dívidas e ainda ter dinheiro para viver minimamente — como defende a Lei do Superendividamento (Lei 14.181/21).

As dívidas vêm de todas as partes (desde contas mais básicas até empréstimos ou financiamentos). A reportagem mostra que, com uma boa negociação, é possível fazer um acordo e quitar os débitos. Vale lembrar que, muitas vezes, a dívida aumenta drasticamente por causa de juros abusivos.

Procons de vários estados têm núcleos fortes e atuantes de apoio aos superendividados. O diretor do Procon de SP, Rodrigo Tritapepe, disse que recebe, por exemplo, 600 protocolos de ajuda por semana. O processo pode, também, ocorrer judicialmente, e costuma levar de seis meses a dois anos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp