Magoo News Publicidade 1200x90
06/07/2022 às 10h03min - Atualizada em 06/07/2022 às 10h03min

Após um acordo com o governo, o Congresso derrubou ontem os vetos do presidente Jair Bolsonaro (PL) a duas leis que destinam recursos ao setor de cultura

Meio

Cultura

Após um acordo com o governo, o Congresso derrubou ontem os vetos do presidente Jair Bolsonaro (PL) a duas leis que destinam recursos ao setor de cultura. A Lei Aldir Blanc 2, que garante repasse anual de R$ 3 bilhões a estados e municípios para investimentos em cultura, foi reinstituída com voto de 414 deputados e 69 senadores. Já a Lei Paulo Gustavo destina R$ 3,86 bilhões também a estados e municípios para mitigar os efeitos da pandemia no setor e teve 356 votos de deputados e 66 de senadores. Artistas, produtores e secretários de Cultura foram a Brasília pressionar pela derrubada dos vetos. (g1)

 

Em 18 de novembro de 1928, o desenho animado Steamboat Willie (YouTube), de Walt Disney, fez história. Primeiro pela maestria com que combinava a ação na tela com o áudio, introduzido no cinema apenas dois anos antes. Segundo, por apresentar ao mundo o camundongo Mickey. Mas os 95 anos do filme, a serem completados em 2023, não são motivo de festa na Disney. Pela lei americana, esse é o prazo para que uma obra artística entre em domínio público. Ao longo dos anos o conglomerado usou seu poder econômico para conseguir sucessivas extensões desse prazo, mas sua oposição a leis homofóbicas na Flórida deve dificultar a manobra. Significa que a Disney vai perder seu rato-propaganda? Não. O que entra em domínio público é a imagem de Mickey de 1928. Adições posteriores, como as luvas e a cor das roupas, e mudanças no desenho só poderão ser usadas quando também fizerem 95 anos. (Guardian)

 

Drama, epopeia histórica, terror, ficção científica... Praticamente nenhum gênero deixa de ser contemplado pelos lançamentos em streaming este mês. Na Amazon Prime, um dos destaques é Sem Limites (trailer), no qual Rodrigo Santoro interpreta o navegante Fernão de Magalhães, primeiro a circum-navegar a Terra. Na Netflix, Dakota Johnson faz uma mulher que desistiu do amor – provavelmente por conta do trauma com Christian Grey – em Persuasão (trailer), baseada na obra de Jane Austen. Confira esses e outros lançamentos. (CNN Brasil)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp