Magoo News Publicidade 1200x90
22/09/2021 às 18h25min - Atualizada em 22/09/2021 às 18h25min

Itabira adere a programa do Estado para melhoria da saúde primária

Objetivo é organizar as redes de atenção à saúde desde a Atenção Primária, passando pela Atenção Especializada e Hospitalar

Coordenadoria de Comunicação Social
Coordenadoria de Comunicação Social
PMI

Com o objetivo de melhorar o serviço para a sociedade e gerar mais valor ao cidadão, Itabira agora faz parte do programa estadual Saúde em Rede. O município foi escolhido para compor a 2° fase do projeto estratégico que propõe o desenvolvimento de um processo de educação permanente que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa reúne um conjunto de ações educacionais, voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais. A secretária de Saúde de Itabira, Luciana Sampaio, esteve na cidade-administrativa em Belo Horizonte para assinar o termo de adesão ao Saúde em Rede, juntamente com o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti.

“O projeto estratégico Saúde em Rede é um processo de educação permanente na atenção primária. Ele visa a organização da gestão com foco nas necessidades do usuário. O usuário que dá a demanda do que ele precisa, além de oferecer a padronização do atendimento. É um trabalho muito interessante porque não precisa de investimento financeiro, apenas da disponibilidade organizacional”, disse Luciana.

De acordo com a secretária, uma das unidades do Programa Saúde da Família (PSF) será definida como laboratório e será responsável por realizar oficinas a partir dos conhecimentos adquiridos nas formações oferecidas pelo Estado. Nesta unidade serão desenvolvidas atividades de tutoria e lá será a referência para as demais unidades de saúde, onde gestores e profissionais da área irão aprender na prática o “como se faz”.

“Toda essa mobilização vem em um momento importante para Itabira porque estamos publicando o nosso Plano Plurianual (PPA) e vamos apresentar o nosso plano de metas. O governo do prefeito Marco Antônio sempre teve como premissa empoderar e reorganizar para fortalecer a atenção primária da nossa saúde pública”, afirmou a secretária.

Luciana Sampaio ainda destacou que o fato de Itabira ter se tornado uma referência em saúde, principalmente no controle da pandemia, deu mais chances ao município de conseguir essa parceria, uma vez que não são todos os municípios contemplados ainda.

Mais sobre o Saúde em Rede

A metodologia do Saúde em Rede se baseia na utilização de práticas problematizadoras, que proporcionam uma ação reflexiva dos atores envolvidos, e propõem o desenvolvimento de ações efetivas a partir de um processo de planejamento estratégico e participativo. Por isso, a metodologia busca envolver dirigentes e técnicos do nível central e das regionais de saúde, bem como os gestores municipais e suas equipes, incluindo, principalmente, todos os trabalhadores que atuam nas unidades de saúde. Estes serão capacitados como facilitadores, tutores e analistas.

por Coordenadoria de Comunicação Social


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp