Magoo News Publicidade 1200x90
27/06/2022 às 12h23min - Atualizada em 27/06/2022 às 12h23min

Prefeitura capacita servidores para atendimento ao público LGBTQIA+

O evento é voltado para os trabalhadores das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação e busca orientar a construção de práticas de inclusão social e de combate às desigualdades

PMI

Funcionários das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação participam, nesta terça-feira (28), de uma rodada de palestras e debates sobre o atendimento ao público LGBTQIA+ na rede pública de Itabira. O evento, entre 8h às 16h30, no auditório da UniFuncesi, ressalta a comemoração do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ na cidade.

A data é marcada pela resistência de gays, lésbicas bissexuais, travestis e transexuais à repressão sexual e social enfrentada no cotidiano. Capacitar e conscientizar nossos trabalhadores para prestar atendimento digno a essa população é uma forma de combater a desigualdade e promover a inclusão social dessa população”, explica a secretária de Assistência Social, Nélia Cunha. O evento ganhou o nome de Intersetorialidade e Transversalidade na Proposição e Implementação das Políticas Públicas para a População LGTBQIA+.

O atendimento ao público-alvo da programação nos níveis primário, secundário e terciário de atenção à Saúde é outro item a ser debatido. A secretária Clarissa Santos lembra ser importante estimular as equipes das diferentes unidades e compartilhar normas técnicas capazes de garantir os direitos e combater a homofobia, “ajudando a construir uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual”, disse.

Na área da Educação, a secretária Laura Souza Santos destaca que os educadores precisam ser cada vez mais capacitados para evitar que o ambiente escolar seja contaminado por qualquer tipo de discriminação. “As escolas devem ser ambientes acolhedores. Quando o ambiente escolar propicia o respeito à individualidade, ajudamos a formar indivíduos conscientes de quem são e do papel que desempenham em nossa sociedade”, afirma.

Confira a Programação Completa:

08h – Abertura

08h30 – 1º Mesa: Políticas de Saúde para a população LGBTQIA+

Mediador: Luís Canto – psicólogo do NAFS/SMS

08:30 às 09:15 – Tema: “A Política de Saúde Integral da População LGBTQIA+”

Luísa Silveira - psicóloga, servidora pública da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e coordenadora estadual de Saúde Indígena e Políticas de Promoção da Equidade em Saúde.

09:15 às 10:00 - Tema: “ Direitos Humanos da População LGBTQIA+”

Lorena Lemos – subsecretária de Direitos Humanos de Contagem 

10:45 às 12:00 – Debate

12h – Intervalo

13h30 – 2ª Mesa: Políticas do Suas e Educação para a População LGBTQIA+

Mediador: Nélia Cunha – secretária municipal de Assistência Social

13h30 às 14h30 – Tema: “Atendimento socioassistencial à população LGBT no Suas”

Walkiria La Roche – coordenadora estadual de Promoção dos Direitos LGBT

14h30 às 15h30 – Tema: As escolas e o acesso a um ambiente de acolhimento sem qualquer discriminação” (Resolução SEE nº 3.423)

Thiago Alves da Silva Costa – subsecretário de Direitos da Cidadania de Belo Horizonte

15h30 às 16h30 – Debate


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp