22/09/2021 às 08h07min - Atualizada em 22/09/2021 às 08h07min

Itabira-Educação, desenvolvimento e cidadania: prefeito e vice buscam recursos e novos projetos em Brasília

Marco Antônio Lage e Marco Antônio Gomes, além do secretário Breno Pires, cumpriram agenda extensa na capital federal nesta terça-feira (21)

PMI
Coordenadoria de Comunicação Social
PMI

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, o vice, Marco Antônio Gomes, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Breno Pires, cumpriram extensa agenda em Brasília nesta terça-feira (21), quando visitaram os ministérios da Educação, Economia e da Mulher. Os representantes do município conheceram novos projetos e possibilidade de captação de recursos que auxiliarão a cidade na missão de alavancar a diversificação. 

O reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Edson Bortoni, e o diretor do campus de Itabira, Gilberto Cuzzuol, também acompanharam os representantes da gestão municipal. Eles participaram das reuniões e reafirmaram junto ao Governo Federal a importância da universidade para o presente e futuro de Itabira. 

A primeira reunião foi no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A comitiva de Itabira foi recebida pelo coronel Paulo Roberto, secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Foi apresentada a proposta de um projeto de empreendedorismo feminino, voltado para mulheres do campo e da cidade. Prefeito, vice e secretário também conheceram projetos do Ministério que podem ser aplicados em Itabira, com foco nas comunidades quilombolas. 

Logo depois, encontro com Fábio Hideki Ono, secretário nacional de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico do Ministério da Economia. Em pauta, a diversificação econômica de Itabira, com iniciativas que podem impactar positivamente em uma nova concepção de geração de renda no município. Também foram verificadas possibilidades de parcerias público-privadas em áreas como Saúde e Educação. 

Projetos de empreendedorismo feminino foram discutidos em Brasília

A última reunião foi no Ministério da Educação, com a assessora Inez Augusto Borges. Foram tratados projetos voltados para a primeira infância e ensino fundamental. Os itabiranos também conheceram uma iniciativa lançada nesta terça-feira pelo Governo Federal para transferência direta de recursos para escolas que tiverem projetos selecionados pelo MEC. 

O vice-prefeito Marco Antônio Gomes disse que valeu a pena passar o dia na capital federal. “Uma viagem muito produtiva e que certamente se traduzirá em bons projetos para Itabira”, disse. 

Já Marco Antônio Lage avaliou como muito positiva a agenda em Brasília. “Deixamos a capital federal após uma jornada intensa. Discutimos um projeto de economia circular envolvendo mulheres das zonas rural e urbana, fomos ao Ministério da Economia colher informações importantíssimas para a gente elaborar o nosso planejamento de emancipação econômica, e, por fim, tivemos uma agenda no Ministério da Educação onde conhecemos um projeto que em breve pretendemos anunciar, envolvendo as famílias de alunos da primeira infância e do ensino fundamental”, disse o prefeito.

por Coordenadoria de Comunicação Social


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp