Magoo News Publicidade 1200x90
21/09/2021 às 17h54min - Atualizada em 21/09/2021 às 17h54min

Portal do AR é lançado e apresenta monitoramento da qualidade do ar em tempo real em Itabira

A cada hora os dados da qualidade do ar são atualizados. A iniciativa conta com a parceria da empresa Vale e da Unifei Itabira

PMI
Coordenadoria de Comunicação Social
PMI

Nesta terça-feira, 21 de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore, Itabira ganha um importante instrumento ambiental, de acompanhamento da qualidade do ar na cidade. Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), é lançado o Portal do Ar, onde consta o ItabirAR – Boletim Interpretativo de Qualidade do Ar, que vai analisar e divulgar dados periódicos dos índices captados na cidade.

Os dados serão atualizados a cada hora e poderão ser consultados por toda a população. O Portal já está disponível e pode ser acessado por meio do site  Secretaria de Meio Ambiente no seguinte link:  https://meioambiente.itabira.mg.gov.br/custom/cfg_qual_ar.aspx.

“O ItabirAR está disponibilizado no Portal do Ar e irá trazer no intervalo de uma hora todos os dados de monitoramento de ar de Itabira. Esses dados são interpretados pela Unifei, numa linguagem acessível, e isso vai melhorar muito o controle de doenças respiratórias na cidade. Vai melhorar a gestão do ar pela própria Prefeitura e vai proporcionar uma melhoria na questão das doenças respiratórias no que envolve a saúde. É um avanço para a cidade”, pontua o secretário municipal de Meio Ambiente, Denes Lott.

A iniciativa de implantação do Portal do Ar conta com as parcerias da Unifei Itabira, responsável pela análise, interpretação e divulgação dos dados no portal, além da empresa Vale, que disponibiliza os dados meteorológicos e da qualidade do ar.

De acordo com a professora adjunta na Unifei, Ana Carolina Vasques Freitas, a parceria da Universidade com o ItabirAR surgiu de um anseio de melhorar o meio ambiente e faz parte do processo de desenvolvimento da comunidade onde a universidade pública está envolvida. “Com o lançamento do Portal do Ar, não só as análises mensais estarão disponíveis, mas os dados do monitoramento poderão ser acompanhados de hora em hora. Para a comunidade acadêmica isso é muito importante, pois poderá utilizar esses dados para desenvolver pesquisas, que poderão ser conduzidas com mais agilidade. Isso também vai trazer novas ferramentas para a gestão ambiental do município”, declara a professora, pós-doutora em Ciências Atmosféricas.

A assessoria de comunicação da empresa Vale, por meio de nota, informou que “para a Vale, o Portal do Ar é uma ferramenta importante e necessária porque possibilita à comunidade de Itabira mais transparência nos processos, uma vez que terá acesso aos dados do monitoramento. A empresa deu suporte no entendimento do funcionamento da rede de monitoramento do ar e na compatibilização desses dados”, destaca o material enviado à SMMA.

por Coordenadoria de Comunicação Social


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp