Magoo News Publicidade 1200x90
13/06/2022 às 17h23min - Atualizada em 13/06/2022 às 17h23min

2ª Feira de Economia Solidária movimenta o bairro Pedreira

O evento contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage, que foi ver de perto os produtos comercializados e produzidos pelos moradores do bairro

PMI

A praça da igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Pedreira, recebeu neste sábado (11), a 2ª Feira de Economia Solidária e Meio Ambiente. Com barraquinhas de comida e artesanato, atrações artísticas e espaço kids, o dia foi de muita diversão. A programação contou com atrações para todas as idades.

O evento promovido pela Associação Comunitária do bairro, tem o apoio da Prefeitura de Itabira e as parcerias da Rede Camaco Engenharia Popular e Brigadas Populares. O objetivo é construir um espaço alternativo com a comercialização de produtos feitos pelos moradores fortalecendo assim, a economia popular. A feira começou às 10h e foi até às 17h. Muitas pessoas compareceram ao evento que proporcionou lazer, diversão e gastronomia criativa.

O prefeito Marco Antônio Lage prestigiou o evento, acompanhado do secretário de Administração, Gabriel Quintão.  “É uma alegria ver os moradores ocupando esta praça aqui no bairro Pedreira com a realização desta feira. O movimento cria alternativas para trazer cultura, associativismo e renda para os moradores. É fundamental que a comunidade se empodere e cresça junto à administração pública. A nossa intenção é sempre apoiar e incentivar eventos como esses”, disse o prefeito Marco Antônio Lage.

Rafael Sá, prefeito Marco Antônio Lage e Hudson Júnior

Presidente da Associação Comunitária do bairro Pedreira, Hudson Júnior, comentou da importância da feira para os produtores locais interagirem, além de gerar uma renda extra. “Esta feira é muito importante aqui para a comunidade. Este é o momento em que produtores de diversos segmentos do ramo alimentício, artesanato, ocupam este espaço. Aqui na nossa comunidade é bem enraizada essa questão da solidariedade, os moradores têm um espírito de cooperação e associativismo, um sempre ajuda o outro. E a feira ainda tem a questão da renda alternativa, fomentar o comércio na nossa comunidade. Também realizamos oficinas para passar aos alunos a importância de preservar o meio ambiente e hoje encerramos distribuindo mudas de plantas nativas para marcar o evento”, afirma Hudson.  

O trabalho da coordenação teve início dois meses antes com a realização de oficinas, workshops e palestras para capacitar os moradores a desenvolver produtos que seriam comercializados na feira. “ Este ano trouxemos o meio ambiente como tema para todas as ações que foram desenvolvidas antes da feira, estamos há mais de dois meses trabalhando em uma união entre escola e comunidade para gente reunir todos essses expositores e capacitar os moradores. Um trabalho que está culminando na realização da feira” explica Rafael Sá, morador do bairro e coordenador do evento.

Leonardo Reis - Coordenador Rede Camaco de Engenharia Popular

A coordenação do evento contou com a participação da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus Itabira.“A ideia é fazer com que a universidade pública participe mais do território das comunidades da periferia da região de Itabira. A feira foi uma iniciativa para fazer com que a universidade participe desse espaço e mostrar o potencial de trabalho, renda e de solidariedade”, conta Leonardo Reis, coordenador do projeto de extensão da Unifei, Rede Camaco Engenharia Popular.

Gisele Siqueira - expositora

A expositora Gisele Siqueira, que também é moradora do Pedreira, trabalha com venda de doces, bolos e salgados. Ela ministrou oficina para ensinar outras mulheres a produzir guloseimas e gerar renda. Gisele também participou da primeira edição da feira e aprovou a organização do evento este ano que segundo ela, superou as expectativas.“Foi muito bom ter conseguido mais apoio para a realização desta feira e melhorar o evento, aumentou o número de barracas e as atrações. A nossa expectativa é gerar renda e mostrar para a cidade o que o nosso bairro tem de bom” afirma a moradora.

Marli das Graças dos Santos - expolsitora

Outra moradora do bairro que fez questão de participar da feira foi dona Marli das Graças Santos. Agricultora e cozinheira de mão cheia, dona Marli levou para a feira temperos, conservas e um delicioso tropeiro. “Estou muito satisfeita. É bom ver tantas pessoas expondo suas mercadorias e mostrar que aqui no Pedreira tem muitos talentos. O Pedreira tem mais espaço para crescer. Eu também tive a oportunidade de colocar os meus produtos que faço com carinho e ainda vou garantir uma renda extra” disse.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp