Magoo News Publicidade 1200x90
20/09/2021 às 19h01min - Atualizada em 20/09/2021 às 19h01min

Idosos com mais de 89 anos são os primeiros a tomar terceira dose contra a Covid-19 em Itabira

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a terceira dose deverá ser administrada seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose)

PMI
Coordenadoria de Comunicação
PMI

Itabira começa nesta semana a aplicar a terceira dose (dose de reforço) contra a Covid-19 com o imunizante Pfizer. Os primeiros a tomar a vacina são os idosos com idade acima de 89 anos. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a terceira dose deverá ser administrada seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose).

Essa etapa da vacinação será realizada amanhã (21) e quarta-feira (22), no drive-thru da Funcesi, das 8h30 às 15h30. Todos os idosos residentes em Instituição de Longa Permanência – ILPI também receberão a dose de reforço com o imunizante Pfizer no local onde moram. Na medida em que o município for recebendo novas doses destinadas para a dose três, as idades serão ampliadas. Ainda, a vacina de reforço da Pfizer só poderá ser aplicada naqueles que completaram 6 meses da segunda dose.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que é necessário apresentar documento de identificação original com foto, número do CPF e o cartão de vacinação (ter recebido a segunda dose até março de 2021), além do comprovante de endereço. É importante que quem for se vacinar não tenha tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Devo tomar a terceira dose?

A terceira dose garante aos idosos e demais grupos vulneráveis maior proteção do ponto de vista imunológico. Estudos revelaram que é importante que a terceira dose seja de um imunizante diferente da primeira e segunda doses, dando preferência as vacinas da Pfizer, AstraZeneca e Janssen.

Essa combinação de vacinas promove uma imunidade mais robusta, com a maior produção de anticorpos e com a possibilidade de neutralizar o Sars-Cov-2. Importante lembrar que o uso da máscara e o distanciamento social ainda são recomendados como duas importantes atitudes de prevenção ao novo coronavírus.

Vacinação em Itabira

A SMS imunizou com a 1ª dose das vacinas disponíveis contra a Covid-19 a população geral e os profissionais da indústria na faixa etária de 18 anos ou mais. Com isso, a Prefeitura de Itabira conseguiu encerrar a imunização deste público-alvo.

Todo o processo cumpriu os termos do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 e a Deliberação CIB-SUS nº 3.314, de 29 de janeiro deste ano, e suas alterações. A secretária municipal de Saúde, Luciana Carmem Sampaio, afirma que a data de imunização depende da disponibilidade das vacinas encaminhadas pelo Estado de Minas. “Quando as vacinas chegam na secretaria, nós já desenvolvemos a dinâmica nos drive-thrus e avisamos a população. Nós não estamos ficando com imunizantes guardados nos freezeres, o nosso objetivo é pessoas vacinadas”, destaca Luciana.

 

por Coordenadoria de Comunicação


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp