Magoo News Publicidade 1200x90
20/09/2021 às 18h59min - Atualizada em 20/09/2021 às 18h59min

Moeda social Facilita é apresentada oficialmente e beneficia mais de 3 mil pessoas na primeira fase

Programa vai ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social, além de impactar o comércio local

PMI
PMI

A moeda social Facilita é uma realidade em Itabira. O programa foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (20) e já chega a 1.248 famílias, ou 3.425 pessoas, nesta primeira fase. Os cartões serão entregues durante a semana. Detalhes do projeto foram apresentados pelo prefeito Marco Antônio Lage, pelo vice Marco Antônio Gomes e pelo secretário municipal de Assistência Social, Elson Alípio Júnior, em coletiva de imprensa antes da entrega simbólica dos primeiros cartões.

A Facilita foi pensada para atender a até 4.579 famílias itabiranas que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza. Esse quantitativo é o total de inscritos no CadÚnico do Governo Federal, usado para referenciar os programas sociais. Todo o cadastro está sendo revisado e confirmado pelas equipes da Assistência Social. As 1.248 famílias desta primeira fase já passaram pelo pente fino e estão aptas a já usar o benefício.

“Estou muito feliz! Itabira está criando esta moeda social digital que irá atender a 15 mil pessoas. Não é uma ação temporária, é uma moeda difinitiva, mas a nossa intenção é que ela não seja necessária no futuro. Queremos que cada vez menos pessoas dependam da transferência de renda na nossa cidade. Precisamos trabalhar junto com todas as secretarias e a sociedade civil para que, uma cidade tão rica como itabira, tenha mais igualdade social”, disse o prefeito durante o seu discurso.

Segundo o chefe do Executivo, a intenção do governo é promover políticas públicas para combater a desigualde e gerar renda. “Necessitamos de ações para que essas pessoas saiam dessa situação de vulnerabilidade social. Vamos conseguir isso no futuro com empregabilidade, capacitação, geração de trabalho e distribuição de renda para dar dignidade a essas famílias em nossa cidade”, afirmou.

De acordo com o diagnóstico elaborado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), são 3.246 famílias em situação de extrema pobreza e 1.333 em situação de pobreza em Itabira. Dentre as famílias cadastradas e que irão receber o benefício nesta primeira fase há um número representativo de mulheres e crianças: 35,4% são mulheres, 27,9% crianças e adolescentes e 20,4% estão na primeira infância.

“A Facilita traz uma proteção social que garante segurança alimentar a essas famílias. É muito satisfatório, estamos conseguindo implantar uma política pública municipal de combate a pobreza e geração de renda. Itabira, de uma maneira inovadora, implanta a moeda social, que é fruto do trabalho de toda equipe da Prefeitura”, pontuou o secretário de Assistência Social, Elson Alípio Júnior.

Entrega do Cartão Facilita

Após a coletiva de imprensa, o cartão Facilita foi entregue a 12 mulheres responsáveis pela unidade familiar. Cada beneficiado recebeu o cartão com R$ 140,00 para ser gasto no comércio local com compras de gêneros alimentícios, produtos de higiene e gás de cozinha. Os estabelecimentos foram previamente cadastrados com o apoio da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita).

A moeda social Facilita tem como objetivo diminuir a desigualdade social e ainda fortalecer o comércio local. O valor será recarregado automaticamente até o dia 10 de cada mês e não é cumulativo. Todo saldo deve ser gasto até o dia 30. Não estão autorizadas aquisições de bebida alcóolica, cigarro e medicamentos. A moeda eletrônica deve injetar no mercado de Itabira cerca de R$ 30 milhões até 2024.

Dona Terezinha Ângela da Cruz Rocha, moradora do bairro Jardim das Oliveiras, é uma das beneficiadas com o cartão. Para ela, o benefício chegou para ajudar a família que passa por situação de dificuldade. “O cartão veio para somar. Veio para suprir nossas necessidades. Quando eu recebi o recado que eu iria receber este cartão, eu pensei: Deus não abandona ninguém! Quando eu mais precisei, ele chegou! Vai ajudar muitas famílias, assim como a minha”, contou, emocionada, a dona de casa.

Sônia Maria da Silveira, moradora do bairro Alto Pereira, está desempregada e garante que o benefício vai contribuir muito na renda familiar. “A gente vem acompanhando o esforço do governo em ajudar a população. Neste momento em que eu e minha irmã estamos desempregadas vai nos ajudar muito com a compra de coisas de primeira necessidade”, relata.

Os cartões serão entregues no Centro de Referência de Assistência Socia (Cras) onde a família está cadastrada. Veja abaixo o cronograma de entrega do Cartão Facilita na fase 1:

- Dia 21/09 – terça-feira – Responsável familiar nascido em jan/fev/mar (297 famílias)

- Dia 22/09 – quarta-feira – Responsável familiar nascido em abril/maio/junho (324 famílias)

- Dia 23/09 – quinta-feira – Responsável familiar nascido em julho/agosto/setembro (250 famílias)

- Dia 24/09 – sexta-feira – Responsável familiar nascido em out/nov/dez (243 famílias)

- Dia 25/09 – sábado – Mutirão de entrega nos Distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. (134 famílias)

por Coordenadoria de Comunicação Social


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp