Magoo News Publicidade 1200x90
20/09/2021 às 10h22min - Atualizada em 20/09/2021 às 10h22min

Equipes da Prefeitura, órgãos ambientais e de segurança se mobilizam contra queimadas

Reunião na última semana debateu ações que podem ser adotadas para prevenir novos incidentes

Coordenadoria de Comunicação Social
PMI
PMI

Equipes da Prefeitura de Itabira, órgãos ambientais e de segurança estão empenhados em construir soluções para evitar novas queimadas de grandes proporções no município. A preocupação está voltada, principalmente, para as unidades de conservação que margeiam a cidade, como a região do Alto do Rio Tanque.

No fim da semana passada, uma reunião on-line discutiu a concepção de medidas preventivas que envolvem desde a preparação para combate a incêndios a ações de educação ambiental para conscientizar a população. O encontro foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), que busca precaver que incidentes de queimadas, como as que ocorreram nos últimos dias, não tornem a acontecer.

“Buscamos ações em conjunto com diversos atores que representam entidades de prevenção ambiental para atuarmos preventivamente em relação a incêndios florestais. Vivemos uma época de seca, temperaturas altas e muito material propício a que o incêndio se propague”, lembrou Denes Lott.

Foram apontadas ações de controle e combate a incêndio que possam ser efetivadas em conjunto com a sociedade civil e organizada, ferramentas e equipamentos de combate a queimadas que podem ser adquiridos, sugestão de criação de uma brigada de incêndio local e ações preventivas com o apoio de empresas técnicas ligadas ao agronegócio.

“Uma preocupação muito grande que motivou esta reunião é a região do Alto do Rio Tanque, que em 2018 sofreu um incêndio de grandes proporções, dizimando toda a flora e fauna e acabando com a paisagem da Serra dos Alves. O incêndio que aconteceu aqui no Pico do Amor, acendeu um alerta”, destacou o secretário de Meio Ambiente.

Participaram do encontro o diretor do Parque do Limoeiro, Alex Amaral; a coordenadora da Defesa Civil de Itabira, Nilma Castro; o comandante do Corpo de Bombeiros de Itabira, tenente Marlon Medeiros; o representante do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Edward Elias; e o representante do Instituto Bromélia, da Serra dos Alves, Carlos Andrade; além do secretário Denes Lott e do presidente da Itaurb, Amilson Nunes.

Para o secretário de Meio Ambiente, esta primeira reunião foi produtiva e deixou boas expectativas para que Itabira tenha um sistema eficaz de combate a incêndios. Outros encontros serão agendadas para aprofundar as decisões.

por Coordenadoria de Comunicação Social


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp