Magoo News Publicidade 1200x90
20/09/2021 às 09h08min - Atualizada em 20/09/2021 às 09h08min

Reunião Agro Crédito-Crédito para o produtor rural

PMI
PMI

 Implantado como parte das ações do Programa WIN - Caminhos para a Diversificação Econômica, realizado pela primeira vez em março de 2017, o Plano Agrowin surgiu como uma alternativa viável para a diversificação econômica em Itabira, tema tão discutido na atualidade.

Dentre as prioridades do Plano, estão elencados 5 pilares: a cadeia Produtiva de Banana, a regularização das agroindústrias de produtos de origem animal e vegetal, a Central de Compras de Insumos Agropecuários, o Agro Crédito e a Sucessão Familiar.

Iniciado em 2018, o Agro Crédito é um projeto que busca incentivar a implantação e o desenvolvimento das atividades agropecuárias em Itabira, através da facilitação de acesso ao Crédito Rural, permitindo que os produtores rurais possam investir e custear seus empreendimentos, aumentando sua produção, o trabalho e a renda. O Crédito Rural é marcado pelo calendário do Plano Safra, criado pelo Governo Federal em 2003 e lançado anualmente, com vigência de julho a junho do ano seguinte (calendário da safra agrícola brasileira).

São três as finalidades do Agro Crédito: custeio, investimento e comercialização. Os recursos de custeio servem para atender as despesas do ciclo produtivo. Os recursos de investimento são destinados a bens e serviços que geram benefícios por mais de um ciclo de produção. Já o crédito destinado à comercialização, é atribuído às despesas de pós-produção.

Confira mais informações sobre o Agro Crédito

O Agro Crédito pode ser financiado pelo Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar) ou pelo Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), com taxas de juros acessíveis ao produtor rural, variando conforme a linha de crédito.

Para acesso ao crédito pela linha do Pronaf, a identificação se dá pela obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).  A emissão é feita por entidades credenciadas - no caso de Itabira pela EMATER - e os recursos podem ser obtidos através de bancos privados ou cooperativas, como: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Sicoob Credivale e Sicoob Credimepi.

Podem ser exigidos para financiamentos em algumas linhas de crédito, o Projeto Técnico-Financeiro. O Projeto é um documento que detalha a situação da atividade financiada e o fluxo de caixa que deve atestar a viabilidade financeira da operação. Aqui em Itabira, a Emater e a empresa Sertão realizam tal serviço de consultoria.

Para mais informações, os produtores rurais podem procurar a Acita, a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e o Sindicato Rural de Itabira. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://magoonews.com.br/.
Magoo News Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp