As vendas de carros elétricos dobraram em 2021 em relação ao ano anterior, e agora esses veículos representam 10% das transações de carros novos em todo o mundo, segundo um relatório da AIE (Agência Internacional de Energia) desta segunda.
Em números: foram 6,6 milhões de unidades vendidas –metade delas na China–em 2021. Neste ano, mais duas milhões foram comercializadas no primeiro trimestre, num crescimento de 75% em 12 meses.
O que explica: o aumento dos carros elétricos em circulação vem na esteira de volumosos subsídios dos governos a esse tipo de veículo. Só no ano passado foram 30 bilhões de euros (R$ 154 bi) a nível global.
O presidente dos EUA, Joe Biden, por exemplo, anunciou um plano no ano passado para que a metade dos carros a serem vendidos até 2030 no país tenham zero emissão de carbono.
A iniciativa também tem a participação de montadoras, que querem se adequar à onda ESG e captar essa enxurrada de benefícios ao setor.
Riscos: a AIE também alertou para a falta de minerais essenciais para a fabricação desses carros elétricos, em especial o lítio e o níquel, que são usados nas baterias.
Segunda a agência, apesar de a Europa produzir um quarto dos veículos elétricos do mercado, é na China onde 75% das baterias de íon-lítio são produzidas.
O país também é o principal fornecedor de matéria-prima para as baterias da Tesla, a montadora mais valiosa do mundo.